
Na emocionante corrida de abertura da temporada de 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, Daniel Juncadella conquistou uma vitória notável na classe LMGT3 no Qatar 1812 km. Apesar da crescente pressão do McLaren 720S LMGT3 EVO da United Autosports, conduzido por Gregoire Saucy, Juncadella, ao volante do #33 da TF Sport, manteve-se firme após 287 voltas para garantir a sua primeira vitória nesta classe.
Um intenso evento de endurance de 10 horas no Circuito Internacional de Lusail viu 18 concorrentes da LMGT3 lutarem sob condições quentes e húmidas que testaram a sua resistência física. A equipa da United Autosports destacou-se durante a qualificação, assegurando uma formação 1-2, com o McLaren #95 de Darren Leung à frente do McLaren #59 de James Cottingham. Arnold Robin, do Lexus RC F LMGT3 #78 da Akkodis ASP, inicialmente ocupou o terceiro lugar, mas rapidamente ultrapassou Cottingham na Volta 2 para assumir a liderança da classe, afastando-se de Leung.
Uma saída prematura marcou a corrida para o Lexus #87 quando a manobra mal calculada de Petru Umbarasecu resultou numa saída de pista para o Ferrari #21 de François Heriau. Após cumprir uma penalização de drive-through, o Lexus #87 tentou uma recuperação, mas acabou por desistir algumas horas depois devido aos danos sofridos na situação.
O líder inicial, Robin, viu a sua vantagem ser reduzida durante a primeira ronda de paragens nas boxes. No entanto, ele reagiu e continuou a desafiar os dois McLarens, preparando o cenário para uma batalha emocionante envolvendo os quatro primeiros, com apenas dois segundos a separá-los.
O desastre atingiu o Mercedes-AMG LMGT3 #61 de Christian Reid durante a terceira hora, quando ele escorregou para uma armadilha de cascalho na Curva 9, provocando o primeiro carro de segurança virtual da corrida. Pouco depois, Al Harthy pressionou o Lexus #78, mesmo com Gehrsitz ao volante, enquanto Ben Tuck, ao volante do Proton Ford Mustang LMGT3 #77, conseguiu inserir-se no grupo da liderança durante a quarta hora de corrida.
A marca da metade viu os McLarens da United Autosports não estarem na forma dominante das primeiras fases da corrida, enquanto o Lexus #78 continuava a liderar. No entanto, a equipa McLaren recuperou o seu ritmo, com Marino Sato a liderar a classe LMGT3 com o McLaren #95 e a fendendo o Aston Martin Vantage LMGT3 EVO #27 de Mattia Drudi.
Esta corrida de alto risco não esteve isenta de reviravoltas inesperadas. Um quarto carro de segurança foi acionado quando o Ford #77 de Bernado Sousa pegou fogo. Entretanto, Juncadella, ao volante do Corvette #33, demonstrou a sua força e resiliência ao manter um sólido terceiro lugar, apesar da feroz concorrência.
Numa reviravolta infeliz, a liderança da United Autosports evaporou no início da nona hora de corrida, quando Gelael cumpriu uma penalização de drive-through por uma paragem nas boxes insegura. No entanto, o BMW #31 WRT de Augusto Farfus, o Aston Martin #27 de Zach Robichon, o Corvette #33 da TF Sport de Jonny Edgar e o McLaren #59 de Saucy continuaram a luta pela liderança.
A última hora viu uma batalha feroz entre o Corvette #33 de Juncadella e o McLaren #59 de Saucy. Apesar de a equipa McLaren estar numa posição privilegiada para garantir a vitória após a pole position, Juncadella conseguiu resistir à pressão implacável de Saucy, trazendo para casa uma vitória para a TF Sport e para o Corvette.
Após 287 voltas extenuantes, Juncadella, juntamente com os seus co-pilotos Jonny Edgar e Ben Keating, assegurou a vitória na classe LMGT3. Saucy e os seus co-pilotos do McLaren #59, Sebastien Baud e James Cottingham, conquistaram o segundo lugar, enquanto o trio do BMW #31 WRT, composto por Timur Boguslavskiy, Augusto Farfus e Yasser Shahin, ficou em terceiro lugar.
Esta corrida memorável marcou um marco significativo tanto para a TF Sport como para a United Autosports, uma vez que ambas as equipas ainda não tinham conquistado uma vitória na era LMGT3 do WEC. Com esta abertura de temporada cativante a definir o ritmo, os fãs em todo o mundo podem esperar mais corridas emocionantes no Campeonato Mundial de Resistência da FIA de 2025.