Está confirmada a transferência definitiva de Francisco Conceição para a Juventus, onde já passou a última temporada a título de empréstimo. Os italianos oficializaram um contrato de cinco anos (até 2030) e o FC Porto anunciou, também esta terça-feira, os valores.

Os dragões vão receber 32 milhões de euros com a venda e confirmaram que o jogador abdicou dos 20 por cento a que tinha direito, pelo que a totalidade do encaixe será azul e branco. Se somados os 9,5 que a vecchia signora pagou no verão passado pela cedência de um ano, o bolo chega aos 41,5 milhões de euros.

É a confirmação daquilo que o zerozero noticiou em tempo oportuno, uma vez que os tais 20 por cento já eram há algum tempo o ponto focal do negócio e Francisco Conceição acabou por aceitar abdicar desse valor, que corresponde, neste caso, a 6,4 milhões de euros.

O FC Porto anunciou ainda, através da nota oficial, que «assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e declara que terá encargos com serviços de intermediação de 10% do montante desta transação, líquido do mecanismo de solidariedade».

«Talento, técnica e inteligência tática. Estas foram as qualidades que descrevemos à sua chegada e agora, um ano depois, temos o prazer de confirmar isso e acrescentar que a sua dedicação e lealdade foram um ativo importante para a equipa», escreveu o emblema bianconero no seu site oficial.

Aos 22 anos, o espalha brasas passa a ter o futuro definido. Ficará em Turim, onde na última temporada registou sete golos e quatro assistências em 40 jogos oficiais, numa campanha que lhe valeu um lugar na equipa de Portugal que se sagrou campeã da Liga das Nações.