
Javier Hernández, mais conhecido no mundo do futebol como Chicharito, vai ser multado pela Federação Mexicana de Futebol (FMF), o seu clube, o Chivas, e a marca que o patrocina devido a uma série de comentários sexistas proferidos pelo jogador nas suas redes sociais.
«Não tenham medo de ser mulheres, permitindo que sejam lideradas por um homem que só vos quer ver felizes. Porque nós não conhecemos o Céu sem vocês. Responsabilizá-las da vossa energia também é amar-vos. Estamos a falhar na falta de compromisso, pondo as nossas parceiras em último lugar e não priorizando a palavra e hábitos que nos tornam admiráveis», afirmou, num vídeo deixado nas suas redes sociais.
Em forma de comunicado, a FMF, em conjunto com as ligas masculina e feminina, condenou estas declarações e afirmou que vai investigar as declarações por «promoção de estereótipos sexistas.»
Também o clube do jogador, o Chivas, defendeu a igualdade de género e revelou que vai tomar ações de acordo com o regulamento interno, que podem passar por uma multa e/ou jogos de suspensão. A Puma, marca que representa o jogador, distanciou-se da opinião do mesmo.
Chicharito, recorde-se, é o melhor marcador da seleção mexicana, com 52 golos em 109 jogos. Conta com uma vasta carreira na Europa, onde representou Manchester United, Real Madrid, Bayer Leverkusen, West Ham e Sevilha.