César Peixoto sublinhou que o Gil Vicente está «a subir de produção» e manifestou ambição de pontuar frente ao Nacional, a primeira de «cinco finais» do clube na Liga.

«Temos sido uma equipa mais consistente, a subir de produção, o que nos dá mais confiança. O que torna tudo diferente são pontos e a tabela classificativa. Temos cinco finais para conseguir os nossos objetivos [a manutenção]. Mesmo em dificuldades, a equipa está a querer reagir. Está mais unida do que nunca. Perdemos os dois últimos jogos por pormenores», disse, lembrando os desaires com Moreirense e V. Guimarães.

Com mais três pontos que o Aves SAD, o primeiro conjunto em zona de play-off, o técnico dos gilistas espera uma equipa insular «bem organizada e muito objetiva».

«Vai ser um jogo difícil, num campo sempre muito difícil. O Nacional sempre foi muito forte em casa, num campo atípico. O ambiente é diferente, e o ‘clima’ é diferente. É uma equipa confortável na tabela, forte nos duelos. Temos de igualar os duelos e nas segunda bolas, e de ser mais proativos na pressão, como fomos contra o Vitória. O importante é trazer de lá pontos», esclareceu.

César Peixoto prosseguiu os elogios ao Nacional e a capacidade que mostrou para fazer «um campeonato em crescendo», assente na capacidade em «chegar o mais rapidamente possível à baliza» e em «colocar muita gente em zonas de finalização» em momentos de ataque.

Sandro Cruz, suspenso e Bermejo, lesionado, são ausências na equipa do Gil Vicente. De resto, Peixoto não adiantou quem os irá substituir na equipa inicial, mas revelou um dos titulares: Mohamed Bamba, que ficou ligado à derrota com o Vitória.

«Logo no final do jogo, falei com ele. Está tranquilo. É importante que tenha consciência do que fez para não voltar a cometer erros. Vai jogar. Não vou deixar cair um jogador que está bem. Estava a fazer um grande jogo. Aquele erro não invalida o jogo que fez. É um jogador com muito potencial. Isto faz parte do crescimento dele», defendeu.

O Gil Vicente visita o terreno do Nacional, às 15h30, do próximo sábado.