
Catarina Campos tornou-se na primeira mulher em Portugal a dirigir um jogo do principal escalão do futebol português. Depois de terminar o desafio entre Casa Pia e Rio Ave a árbitra falou aos microfones da Sport TV e destacou o «momento histórico».
«Este é um marco que é importante assinalar e por isso estou aqui a falar um bocado. Estou a representar uma classe e a abrir portas para que outras colegas, no futuro, pelo seu mérito e a sua competência possam aceder a estes palcos do futebol profissional.»
Entre agradecimentos ao Conselho de Arbitragem e à forma como as equipas aceitaram as suas decisões durante o encontro, Catarina Campos falou da igualdade: «Todos nós fazemos parte deste jogo e penso que estamos mais do que preparadas para assumir esse compromisso. Quero deixar uma palavra para o Conselho de Arbitragem, pelo voto de confiança, fui eu hoje a estar aqui e sinto-me muito honrada e orgulhosa por isso. É um dia muito feliz para mim. Tenho de agradecer às equipas que, na generalidade do jogo, não complicaram o meu trabalho. Foram aceitando as minhas decisões e respeitando a equipa de arbitragem. Há sempre uma ou outra situação pontual, mas faz parte do jogo. No final, penso que foi uma excelente prestação das três equipas em campo. Estamos todos de parabéns, por isso.»
Natural de Viseu, Catarina Campos tem 39 anos e pode conhecer melhor a sua história nesta reportagem produzida pelo nosso portal.