Apostado em segurar o terceiro lugar da Liga Betclic, o Sp. Braga defronta amanhã o Estoril, a partir das 18h00, na Amoreira. Na antevisão à partida da 30.ª jornada, Carlos Carvalhal repetiu o discurso dos últimos meses relativamente à luta pelo título: "Quero é ganhar ao Estoril, o foco está todo aí".

Jogo com o Estoril
"Temos consciência que todos os jogos são decisivos. É preciso jogar muito bem, os pontos estão caros e vamos tentar vencer amanhã. É um bom adversário da nossa liga, bem orientado, mas vai encontrar um Sp. Braga motivado, que tem feito um campeonato muito bom, a roçar o fantástico fora de casa, e queremos dar sequência ao que temos feito."

Estoril com muitas baixas. Cria dúvidas?
"Todas as equipas têm as suas limitações, isso faz parte. Esta equipa do Estoril tem uma matriz muito bem identificada e não vai mudar nada a forma de jogar, tem a sua impressão digital. Estamos à espera de um Estoril muito difícil, extremamente pressionante, joga cara a cara e estamos à espera desse Estoril."

Fran Navarro e Roger podem ir a jogo?
"Vamos ver. Tenho de falar com o departamento médico, falar com os jogadores, treinaram normalmente e vamos ter de tomar decisões. Mas treinaram ambos."

Pontuação fora de casa e o estigma ultrapassado
"Em casa esse estigma foi ultrapassado. Agora os próximos desafios são fora e temos de nos focar nisso. Passámos esse estigma e fora tivemos sempre um bom comportamento e queremos mantê-lo."

Já decidiu quem vai ser titular entre Afonso Patrão e El Ouazzani?
"Já decidi, mas não vou dizer..."

Ricardo Horta disse que preferia o Braga a correr por fora pelo título no futuro.
"Quero é ganhar ao Estoril. Esse é o meu foco, não me vou dispersar, e queremos criar dificuldades ao adversário. O foco está todo aí."

Sonha acordado com o título?
"Sonho é com uma vitória no Estoril e depois terei outro a partir daí. O futebol é um mundo cruel, a nossa profissão depende muito dos resultados e, com a experiência, sei que temos de nos focar no próximo passo. Muda tudo numa semana e um passo em falso pode ser fatal."

No último jogo, com o Benfica, se o Sp. Braga puder ficar em 3.º lugar vai assumir esse objetivo?
"Vou focar-me no Estoril e de forma alguma vou dispersar nas respostas. Há muita coisa a estudar, preparamo-nos bem e a seu tempo virá o jogo."

Considera que, para o Sp. Braga, seria benéfico o campeonato começar agora?
"Não. Cada tema tem o seu tempo. Nada nasce no imediato. Sei que na sociedade atual tudo tem de estar pronto amanhã, mas tudo carece de tempo, há um processo."

Já está a preparar a próxima época?
"Zero conversas sobre a próxima época, mas tem de haver plano A e plano B para o início da temporada, porque há jogos particulares [para agendar]. No entanto, nem o presidente me tem falado sobre a próxima época - e muito bem - sobre a próxima época."

Já assumiu que este foi o momento mais difícil da carreira. O balanço que faz é positivo? 
"O mais difícil está sempre para vir. Há cinco jogos difíceis e essa questão vai ser respondida no final."