
O SC Braga visita o Benfica na próxima quarta-feira, em encontro a contar para os quartos de final da Taça de Portugal.
Carlos Carvalhal, técnico dos arsenalistas, fez a antevisão do jogo abordando as possibilidades da equipa, regressos aos convocados e o reencontro com Bruma.
Carlos Carvalhal, em discurso direto
Possibilidades de vencer a taça: «O SC Braga tem de se assumir a vencer o próximo jogo. Neste momento o nosso foco está totalmente direcionado para este jogo e nada mais. O facto de o SC Braga se assumir como um candidato para a vencer a Taça é uma situação perfeitamente normal. Houve equipa várias equipas de gama média que assumiram que gostavam de vencer a Taça, portanto é uma situação perfeitamente normal num clube ambicioso como o SC Braga que quer vencer as provas em que participa.»
Equilíbrio da equipa: «Muito trabalho, união, compromisso coletivo, ambição, foco e tudo aquilo que é necessário para que uma equipa funcione bem. Tivemos a oportunidade de reformular as coisas e estamos satisfeitos com o desempenho da equipa atualmente».
Ambiente no balneário: «Consigo olhar para o grupo e vejo toda a gente com os pés bem assentes no chão, sabendo que o bom trabalho tem sido coletivo, nomeadamente dos jogadores. É um grupo humilde e unido que em função das vitórias vai estando mais contente, mas em questão de trabalho o comportamento do plantel tem sido exemplar.»
Alterações e regressos aos convocados: «Saíram vários jogadores, houve oportunidade para outros. Temos olhado para a equipa B, onde há jovens talentos que podemos fazer acreditar que têm capacidade para jogar ao melhor nível e a verdade é que têm correspondido inteiramente. O Vítor Carvalho já anda no campo, mas não volta para já. O Niakaté já está apto para ser convocado e o Zalazar está a trabalhar em campo, mas ainda com um prazo de cerca de duas semanas para regressar. Fran Navarro e Racic, que saiu combalido no último jogo, estão a 100 por cento.»
Variações no onze inicial do Benfica: «Qualquer equipa que dispute competições europeias e que não quer perder o rendimento, precisa de ter duas opções por posição e acho que o Benfica melhorou o plantel. Bruno Lage está a fazer um excelente trabalho e tem apresentado variações de jogo para jogo e nem todas as equipas têm essa capacidade. As duas equipas estão num bom momento e vamos apresentar argumentos contra uma equipa forte que está a somar vitórias, e eles farão o mesmo. Nesta luta haverá um vencedor e um vencido e o que nós temos de fazer é o nosso trabalho e acreditar muito, com irreverência suficiente para assustar a linha defensiva do Benfica e fazer golos para poder passar à próxima fase.»
Reencontro com Benfica e com Bruma: «Qualquer jogo do Sporting de Braga para mim é especial. Já vencemos uma Taça e gostaríamos de conquistar a quarta do clube, mas para lá chegar é preciso superar um adversário difícil, como é o Benfica, a jogar na Luz. A realidade é que para vencer a Taça, temos de vencer este tipo de jogos. O Bruma é um jogador muito perigoso, quando saiu da equipa já tinha o melhor registo próprio, mas a nós não nos preocupa um jogador, mas sim o coletivo. Temos de ter respeito pelo coletivo do Benfica, que é forte, e temos de ser também muito fortes, coletivamente.»
Troca na baliza: «Não tenciono trocar de guarda-redes, não sou apologista disso. Se tivesse de jogar o Tiago Sá não teríamos grandes problemas, pois é um excelente guarda-redes, mas estamos bem guardados com o Hornicek, que tem feito uma boa prestação até ao momento.»