A NBA Basketball School Portugal está de volta, numa iniciativa aberta a todos os jogadores, quer sejam iniciantes e até futuros aspirantes à elite, treinados por alguns dos melhores técnicos de desenvolvimento do mundo. 

Carlos Barroca, mentor do projeto, explicou a mais-valia da iniciativa: "Os campos da NBA Basketball School começaram a entrar no hábito dos jovens e tem sido um êxito. Obrigado também a Record por nos ajudar a publicitar os campos, que têm uma componente muito pedagógica, quer na área do basquetebol, quer na área dos comportamentos. É algo diferente que não tem a ver só com o rendimento, capacidade física ou capacidade técnica, mas tem, também, a ver com os outros valores."

A edição deste ano começa por se realizar em Lisboa, nos dias 2, 3 e 4 de julho, no Pavilhão Domingos Fernandes.

"O objetivo passa pelo básico, ensinar o jogo, as técnicas, os truques, saber usar bem o corpo, saber tomar decisões, a complicar, a ter confiança. Muitas vezes aparecem uns miúdos que por este ou por aquele motivo, jogam mais, jogam menos, não estão a ser utilizados. Fazem andar aves com uma avezinha partida, que precisam de tempo para recuperar, precisam de mimos, e é isso que é também um campo, é um campo para lhes dar mais confiança, para voltarem a ter asas para voar, e a aprenderem também a superar a diversidade, porque as asas podem-se colar, mas as pessoas têm que saber voar outra vez", esclarece Carlos Barroca.

Para Barroca também é necessário que as crianças, dos 8 aos 18 anos, tenham prazer: "São 18 horas de trabalho, que têm de ser intensas e é isso que nós queremos, que os juízes façam durante esse tempo. Utilizamos muitas vezes a expressão do full potential, que é terem respeito, estarem gratos e tentem fora do campo fazerem mais uns pelos outros para aprenderem a viver em sociedade dentro do basquetebol e fora do basquetebol. Tem sido um êxito o modelo e vamos continuar a fazê-lo. Mais uma vez, obrigado ao Record pela vossa participação na divulgação dos nossos campos."

Para além do Rising Stars Lisboa, seguir-se-á a mesma iniciativa no Porto (7, 8 e 9 de julho), Algarve (28, 29 e 30 de julho) e regresso à capital no mês de agosto (5, 6 e 7).