Hugo Calderano não vai poder competir no Grand Smash de Las Vegas por ter sido impedido de entrar nos Estados Unidos. O campeão do Mundo brasileiro, atual número 3 do ranking mundial de ténis de mesa, viu o governo norte-americano negar-lhe o visto devido a uma viagem que fez a Cuba em 2023.

Calderano também tem nacionalidade portuguesa e tentou entrar no país com a extensão do visto prevista para cidadãos da União Europeia, mas nada feito. O facto de ter estado há dois anos em Cuba, no Campeonato Panamericano e nas eliminatórias para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024, foi suficiente para lhe ser impedida a entrada nos Estados Unidos.  

 O jogador lamentou a decisão. "Segui o protocolo de todas as minhas viagens anteriores aos Estados Unidos, utilizando o meu passaporte português. Quando me informaram da situação, coloquei toda a minha equipa em campo, no sentido de obter um visto de emergência, mas lamentavelmente não houve tempo suficiente."

"É frustrante ficar de fora de uma das competições mais importantes da temporada por razões alheiras à minha vontade, sobretudo porque vinha a obter resultados tão positivos", acrescentou Hugo Calderano.

No último fim de semana o mesatenista brasileiro conquistou um torneio do circuito mundial, na Eslovénia.