
O jogo entre o Vitória de Guimarães e o Nacional promete ser especial tanto para Bruno Varela como para Tiago Silva. A Choupana vai ser palco do jogo 200 do guarda-redes no principal escalão do futebol nacional, dez anos depois da estreia, enquanto o médio pode chegar à partida 150 com a camisola do Vitória.
A maioria dos jogos realizados pelo internacional por Cabo Verde na Liga foram ao serviço dos conquistadores. No D. Afonso Henriques desde 2020, guardião cumpriu um total de 141 partidas apenas no campeonato, sendo que os restantes encontros foram disputados ao serviço de Vitória de Setúbal (29) e Benfica (29).
Por seu turno, o médio, que defende as cores vitorianas há quatro anos, teve um percurso em crescendo no clube, ganhando cada vez mais influência. Tiago Silva disputou 32 jogos em 2021/22, época de estreia no Minho, um registo que aumentou gradualmente. Participou em 36 partidas em 2022/23, somou mais um encontro (37) em 2023/24 e leva 44 na atual temporada, um novo máximo de carreira.
Samu e Óscar Rivas em dúvida para visita à Madeira
Luís Freire tem o plantel praticamente na máxima força para o jogo contra o Nacional, uma das três finais na luta pelo quinto lugar da tabela classificativa. As exceções são Samu e Óscar Rivas, além de Umaro Embaló suspenso por doping.
O médio lesionou-se num joelho no decorrer do embate com o Rio Ave e teve de ser substituído 20 minutos após ter entrado. Por sua vez, o defesa está condicionado por uma pubalgia. Apesar de estarem com problemas físicos, não está para já descartado que possam recuperar a tempo do jogo com o Nacional.