A Atalanta venceu esta segunda-feira em casa a Roma por 2-1, no fecho da 36.ª jornada da Serie A, e garantiu o 3.º lugar do campeonato e o acesso à Liga dos Campeões.

Ademola Lookman, logo aos nove minutos, e Sulemana, aos 76', fizeram os golos da equipa de Bérgamo, enquanto o ex-Benfica Cristante ainda deu esperança aos romanos, aos 32'.

Com o guarda-redes português Rui Patrício no banco, a formação de Gian Piero Gasperini garantiu hoje o terceiro lugar, tendo chegado aos 71 pontos, a seis do segundo, o Inter Milão, e a sete do já inalcançável Nápoles, líder.

Abaixo, tanto Juventus, quarta com 64, e Lazio, quinta com os mesmos pontos, ficam já impedidos de aceder ao pódio, numa 36.ª jornada em que as duas equipas empataram e abriram a porta ao 'adeus' ao pódio.

A Roma, 6.ª com 63, perdeu uma oportunidade de ouro de ultrapassar os dois rivais na luta pelo 4.º posto, último de acesso à Champions, na qual também segue o Bolonha, 7.º com 62, e o AC Milan de Sérgio Conceição, 8.º com 60.

Com este resultado, a formação romana voltou a conhecer o sabor das derrotas no campeonato, quase cinco meses depois, tendo somado neste período 14 vitórias e cinco empates.

Dias depois da eliminação nas meias-finais da Liga Conferência, às mãos do Betis, a Fiorentina foi a casa do Veneza perder por 2-1, graças a golos do guineense ex-Portimonense Fali Candé (60') e Oristanio (68'), de nada valendo o tento de Mandragora (77').

Este resultado deixa o conjunto de Florença com duas derrotas seguidas no campeonato, no 9.º lugar, com 59 pontos, com missão complicada para ainda chegar aos lugares de acesso às competições europeias quando faltam disputar duas jornadas.

Os venezianos pontuaram em quatro das últimas cinco jornadas da Serie A, fase em que averbaram as únicas duas vitórias no campeonato que somam desde o Natal de 2024, e saíram da zona de descida.

Contam agora com 29 pontos, contra 28 do Lecce, agora 18.º e em zona de descida, e Empoli, 19.º, bem acima do lanterna-vermelha, e já despromovido, Monza (18).