
Vai decorrer em Leiria, este fim de semana, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, as Finais dos Campeonatos Nacionais de Clubes, evento organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo e que tem o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Leiria.
As provas mais agurdadas são as das equipas da 1.ª devisão (masculinos e femininos). A equipa feminina do Sporting vai lutar pelo seu 55º título, onde venceu as últimas 14 edições passadas, consecutivamente.
Na luta pelo pódio, estão as equipas do Estreito, do Sporting de Braga e do Vidigalense; as outras equipas participantes do lado feminino são o Grecas, Água de Pena, Jardim da Serra e AC Póvoa de Varzim.
Do lado masculino, a final espera-se mais renhida, nas últimas 14 edições foi a equipa do Benfica que se sagrou campeã. Em 2022, o Benfica e o Sporting tiveram as mesmas pontuações, 147, e ficou tudo decidido pelo maior número de troféus a nível individual.
Assim, Benfica e Sporting são os principais candidatos ao título e vão estar em disputa durante a competição, que vai começar com as provas da 1.ª divisão a ter inicio às 17h30 de sábado, e às 15 horas de domingo.
As finais da 2.ª e 3.ª divisão vão ser disputadas a partir de partir das 13 horas de sábado e das 09h30 de domingo, também na cidade de Leiria.
Nos masculinos (2.ª divisão), as equipas regaladas na edição passada foram o Sporting de Braga e Água de Pena, que vão competir com Campismo de S. João da Madeira, Marinha Grande, Sobral de Ceira, Grecas, Senhora do Desterro e Eirense. Do lado feminino, as equipas que vão estar em competição são o Marítimo, Maia, JOMA, Eirense, Fundação Salesianos, Clube Pedro Pessoa, Bela Vista e Mazarefes.
Na terceira divisão da prova, nos masculinos, Eirense e Clube Pedro Pessoa foram premiados em 2024, tal como o Belenenses, terceiro classificado. Estão também em competição as equipas do Ilha Verde, Mazarefes, Areias de S. João, CF Oliveira do Douro, Olímpico Vianense e a estreante Solar dos Leões de Almada.
Oliveira do Douro, Arneirense e Ilha Verde vão estar em disputa do lado feminino, com Areias de S. João, Marinha Grande, EA Trofa, CD Quarteira e o estreante em campeonatos, AC Batalha a lutarem pelos melhores lugares.