O Vitória publicou, esta quarta-feira, o orçamento proposto para a temporada 2025/26, que será colocado à consideração dos sócios na assembleia geral de 27 de junho. O documento conta, como habitual, com uma mensagem do presidente António Miguel Cardoso, que aproveitou a ocasião para delinear a estratégia para o futuro.

"O Vitória Sport Clube tem como missão promover o desenvolvimento desportivo, social e humano dos seus atletas, dos seus sócios e da sua comunidade com base em valores como o esforço, a identidade e o espírito de conquista. Sob princípios de transparência, de inovação e de crescimento sustentado, devemos sempre almejar superar-nos a nós mesmos, honrando o nosso passado, mas sem nos resignarmos a ele. O caminho que trilharmos no futuro deve ser marcado pela ambição contínua de fazer melhor, de evoluir com responsabilidade e de elevar o nome do clube. Com cerca de 1.000 atletas inscritos nas modalidades e cerca de 450 atletas a frequentar a Escola de Futebol Afonsinhos e os seus polos, o Vitória Sport Clube continua a orgulhar-se de ser um Clube que caminha com ambição para construir um futuro ainda mais sólido e competitivo. As nossas modalidades e a categoria de base do futebol estão ao serviço da comunidade, assumindo um papel importante na presença da marca vitoriana na região, no país e a nível europeu, mas sobretudo na promoção do desporto, seja federado, amador ou informal", escreveu o líder máximo dos vitorianos, que pretende reforçar a aposta nos escalões de formação.

No mesmo texto, António Miguel Cardoso enalteceu os registos do Estádio D. Afonso Henriques em 2024/25 e debruçou-se sobre o processo de renumeração de sócios, deixando alguns dados concretos. "A campanha de renumeração estreitou a ligação do Vitória Sport Clube aos seus associados, permitindo-nos atualizar a nossa base de dados, tornando-a mais fiável, e criar campanhas de comunicação para o futuro. Neste momento, 88% dos associados têm as quotas atualizadas e mais de 10.300 sócios atualizaram ou confirmaram os seus dados pessoais, demonstrando uma forte adesão à campanha de renumeração. O novo espaço do Atendimento ao Associado no Estádio D. Afonso Henriques foi pensado para todos os sócios, especialmente aqueles com mobilidade reduzida, dando-lhes mais conforto e um espaço verdadeiramente dedicado ao associativismo e à valorização dos sócios", prometeu, antes de fechar a mensagem com uma nota de tristeza pelo falecimento de Luís Fernandes, antigo sócio número 1.

Reforço nas modalidades

O orçamento que a direção do Vitória vai levar a discussão na assembleia geral prevê um reforço de gastos com as modalidades. O investimento contemplado para 2025/26 é de 1.786.417 euros, uma subida em relação aos 1.659.884 euros programados para 2024/25. Por outro lado, o Vitória perspetiva uma subida com as receitas relativas a bilhética e com associados, com um maior encaixe com quotizações.