O Arsenal oficializou este sábado a contratação de Viktor Gyökeres, depois de duas épocas de sucesso de verde e branco. A transferência mais badalada, até ao momento, do futebol mundial foi, finalmente, consumada, depois de tanta tinta ter feito correr.

Dia 26/07/2025 é o dia em que os adeptos 'leoninos' se despedem de um dos melhores avançados que envergou a verde e branca. Este sábado é também o dia em que respiram de alívio por verem "arrumado" um assunto que há muito se arrastava.

O Arsenal anunciou a contratação do atacante, que obriga de imediato a um esforço financeiro de 65,8 milhões de euros, aos quais se podem somar 10,3 milhões mediante o cumprimento de objetivos.

Arsenal FC

Frederico Varandas não cedeu perante a intransigência do clube inglês, que não queria subir a parada pelo jogador,mas também do camisola nove, que bateu o pé e manteve sempre em mente o objetivo de assinar, exclusivamente, pelos londrinos, apesar de o Manchester United ter demonstrado interesse em desviar o sueco.

Chega, assim, ao fim um casamento feliz de dois anos. O nórdico transferiu-se, no verão de 2023, do Coventry, que militava, e milita, no segundo escalão inglês, para Alvalade e cedo mostrou que veio para Portugal para deixar a sua marca.

E assim foi. Noventa e sete golos – em 102 jogos -, dois campeonatos nacionais e uma Taça de Portugal depois, o homem da máscara parte rumo à Premier League com o estatuto de um dos melhores do mundo.

As memórias, essas, são muitas. Desde o 'bis' na estreia em Alvalade para o campeonato, frente ao Vizela, ao primeiro 'poker' de leão ao peito contra o Estrela da Amadora, sem esquecer, claro, o 'hat-trick' na icónica goleada ao Manchester City ou o penálti que mudou o rumo dos acontecimentos na final da Taça de Portugal diante do Benfica.

Gyökeres no jogo em que rubricou um 'hat-trick' frente ao Manchester City para a Champions League.
Gyökeres no jogo em que rubricou um 'hat-trick' frente ao Manchester City para a Champions League. Andrew Boyers