O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, propôs esta segunda-feira a nomeação da sua atual ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, como primeira-ministra, uma medida que representaria uma grande reviravolta política para o país devastado pela guerra.

Yulia Svyrydenko, de 39 anos, destacou-se este ano durante as difíceis negociações sobre o acordo relativo a minerais assinado com os Estados Unidos.

"Propus que Yulia Svyrydenko liderasse o Governo ucraniano e renovasse o seu trabalho em profundidade", escreveu Zelensky nas redes sociais.

"Aguardo com expectativa a apresentação do plano de ação do novo Governo, em breve", acrescentou, acompanhando a sua mensagem com uma fotografia sua e de Yulia Svyrydenko.

Esta nomeação tem ainda de ser aprovada pelo Parlamento ucraniano, que se uniu amplamente ao Presidente desde a invasão russa e espera-se que, salvo uma surpresa inesperada, o órgão legislativo apoie a sua escolha.

Yulia Svyrydenko, que já era vice-primeira-ministra, foi nomeada ministra da Economia poucos meses antes do início da invasão russa, em fevereiro de 2022.