A VW preparar-se para disponibilizar versões particularmente desportivas do novo modelo 100% elétrico ID.2 GTI, que deverá ser apresentado em 2026.

Segundo avança o “Autocar”, depois de ter revelado o ID 2 GTI concept com tração dianteira e 223 cv de potência, os engenheiros do centro de pesquisa e desenvolvimento da VW em Braunschweig, na Alemanha, estão agora a trabalhar numa versão topo de gama focada no desempenho, que deverá apresentar-se com uma potência máxima de 282 cv.

Além da potência adicional, o novo modelo deverá apresentar uma série de melhorias mecânicas e eletrónicas que lembram as versões Clubsport anteriores do Golf. Entre elas, destaca-se um diferencial de deslizamento limitado totalmente mecânico que permite a transferência de binário entre as rodas dianteiras.

Espera-se que o ID.2 GTI Clubsport siga o exemplo de modelos anteriores do Golf GTI Clubsport, que ofereciam mais potência, ajustes de suspensão mais precisos e uma edição limitada.

As variantes do ID 2 GTI serão baseadas na plataforma MEB Entry (conhecida internamente como MEB-21) e devem fazer uso do motor APP550, que a VW utiliza noutros modelo elétricos recentemente revelados ou atualizados.