A Volvo Cars acaba de anunciar a chegada do novo Volvo XC70, um SUV de tamanho e o primeiro híbrido plug-in de autonomia alargada da marca sueca, capaz de alcançar até 200 km em modo 100% elétrico, o valor mais elevado alguma vez oferecido pela Volvo Cars neste tipo de automóvel.

Apesar de não ter revelado detalhes sobre a motorização do XC70, a Volvo revelou que o novo SUV terá por base a nova plataforma SMA da Volvo, que suporta carregamento rápido, permitindo que a maioria das viagens diárias sejam realizadas sem emissões de gases de escape e com custos de utilização reduzidos, mantendo a liberdade para percorrer longas distâncias graças à eficiência do motor de combustão.

Tal como o XC70 original, que quando foi lançado era uma versão mais aventureira da carrinha V70, a Volvo afirma que o novo modelo vai dar continuidade ao legado do modelo familiar versátil, conjugando espaço, conforto e versatilidade com um design escandinavo moderno, fiel à tradição da Volvo Cars.

A sua postura imponente, as linhas fluídas e a silhueta robusta, mas dinâmica, exprimem uma confiança serena e funcional, onde se destaca uma secção frontal marcada pela grelha fechada em forma de escudo, inspirada nos modelos 100% elétricos, associada a um obturador ativo que se ajusta automaticamente para otimizar a aerodinâmica, o clima e o arrefecimento, contribuindo assim para melhor eficiência energética e maior autonomia.

O emblemático “Martelo de Thor” nos faróis evoluiu para uma expressão mais arrojada, com tecnologia Matrix LED, que se adapta inteligentemente às condições da estrada e do trânsito, reforçando a segurança e a visibilidade. Na traseira, os farolins verticais em forma de C estão integrados de forma elegante no vidro traseiro, conferindo ao XC70 um aspeto contemporâneo e funcional.

“O XC70 assinala a nossa entrada estratégica no segmento dos híbridos plug-in com autonomia alargada, modelos que representam a ponte perfeita com vista à eletrificação total. Permite-nos manter e desenvolver uma carteira de produtos equilibrada, enquanto oferece uma alternativa altamente atrativa aos clientes que ainda não estão preparados para os automóveis totalmente elétricos. Este modelo é também um exemplo de regionalização, em que nos adaptamos às necessidades do mercado local”, disse Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars

A marca sueca promete mais detalhes do novo XC70 nos próximos meses, e já anunciou que o novo SUV de autonomia alargada será inicialmente lançado na China e mais tarde nos restantes mercados globais.