
As vendas de automóveis na China em abril aumentaram pelo terceiro mês consecutivo em 14,8% em relação ao ano anterior, com os apoios do governo de Pequim a amortecerem o impacto das tarifas dos EUA no sentimento do consumidor.
Segundo os dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA), as vendas de ligeiros de passageiros totalizaram 1,78 milhões de unidades no mês passado e, nos primeiros quatro meses de 2025, aumentaram 8,2% em relação ao mesmo período de 2024, para 6,97 milhões de unidades.
A mesma fonte adianta que as vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in, conhecidos coletivamente como “veículos de nova energia”, aumentaram 33,9% em relação ao ano anterior, tendo sido responsáveis por 50,8% do total de vendas de automóveis na China em abril.
O programa do governo, que atribui apoios maiores para a substituição de automóveis antigos por novos veículos elétricos, atingiu um volume 2,71 milhões de veículos até 24 de abril, segundo dados oficiais. Desta forma, os apoios atenuaram o impacto na confiança do consumidor chinês, já que o aumento das tarifas dos EUA sobre as exportações chinesas interrompeu o comércio entre as duas maiores economias do mundo.