
Com crescimento de 66% no número de dormidas e de 130% nos proveitos financeiras, os últimos 10 anos do turismo na Madeira (2015-2024) revelam uma evolução baseada em decisões sustentadas e planeadas, com uma estratégia assumida e que resultou.
O lançamento do livro sobre estes 10 anos é, para o secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura, uma forma de prestar contas do trabalho efectuado pelo Governo Regional. Passou pela mudança da marca Madeira, passou por centrar a promoção na AP Madeira, passou pelo aumento do investimento em promoção de 8 para 16 milhões de euros, passou também para estruturação por segmentos, nomeadamente a cultura, as actividades de desporto na natureza, entre outros.
A certificação do turismo também foi decisão certeira, bem como a criação do Observatório de transporte aéreo e, ainda, a forma como foi feita a gestão da pandemia, evento disruptivo, que marcou toda a diferença da Madeira pré e pós-covid.
Aos jornalistas salientou que os próximos tempos vão passar por conseguir equilibrar a procura e a oferta, nomeadamente a capacidade de carga dos pontos turísticos.
Eduardo Jesus, que apresenta o livro feito com 'prata da casa' da Secretaria do Turismo, numa cerimónia a decorrer na Quinta Magnólia, numa sala repleta, entre as quais o presidente do Governo, Miguel Albuquerque.