
Para quem gosta de aventura de todo-o-terreno mais radicais, a Ineos e preparador alemão Letech, criaram uma versão mais extrema do Grenadier, que traz uma maior altura ao solo, eixos de portal e um conjunto completo de acessórios robustos.
Projetado para terrenos desafiadores, este Grenadier Trailmaster X Letech, tem por base o concept apresentado no Festival de Goodwood de 2024, que recebeu uma resposta entusiasmada de clientes, com mais de 1000 inscrições de interesse e “inúmeros de serviços de resgate, agências de ajuda humanitária e outras frotas comerciais que operam veículos em ambientes extremos”.
Após o interesse revelado, a Ineos e a Letech decidiram avançar para uma versão de produção do Grenadier Trailmaster X Letech, e para isso dotaram o modelo radical de uma suspensão dianteira e traseira de cinco braços, robusta, com eixos portais e e cubos das rodas descentrados.

Este todo-o-terreno apresenta-se com pneus BF Goodrich Mud Terrain de 37’’, a distância ao solo foi aumentada em 186 mm, para apresentar agora uns impressionantes 450 mm. Como resultado, o veículo anuncia uma passagem vau até 1050 mm, o que o torna praticamente imparável.
De acordo com a empresa britânica, a nova configuração resulta numa “pegada mais ampla, distribuição de peso otimizada, maior curso das rodas e uma articulação do eixo aprimorada”, o que permite que o Grenadier “radical” seja mais capaz para fazer face a pisos de “areia, terrenos severamente inundados ou ambientes extremamente rochosos”.

Visualmente, o Grenadier Trailmaster X Letech está equipado com jantes de 18’’ “beadlock”, com arcos das rodas alargados, faróis em LED no tejadilho e uma caixa de carga, a que se junta um guincho de reboque à frente para situações mais difíceis. Já a secção traseira apresenta uma roda suplente, uma escada para aceder ao tejadilho.
No interior, destaque para estofos em couro, bancos dianteiros aquecidos, sistema de som Premium, janelas Safari, vidros escurecidos e tapetes em carpete. Além disso, o equipamento pode incluir um sistema de controlo de pressão dos pneus integrado.

Em matéria de motor, não existem novidades, fazendo uso dos motores utilizados pela versão de série do Ineos Grenadie, ou seja, um seis cilindros de 3.0 litros turbo de origem BMW, com versões a gasolina ou a gasóleo.
Este Grenadier especial e apto para todos os tipos de piso tem uma capacidade de reboque de 3.500 kge carga útil de até 642 kg na Quartermaster.
Quanto a preços o Grenadier Trailmaster X Letech arranca nos € 170.000 (US$ 199.000) antes do IVA e impostos locais, para a versão Station Wagon, enquanto a variante Quartermaster acresce mil euros.
