
Um sismo de magnitude 7.4 foi sentido, esta sexta-feira, no Chile e Argentina. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terramoto atingiu a zona da Passagem de Drake e ocorreu às 08:58 locais (13:58 em Lisboa). Teve uma profundidade de 10 quilómetros e o epicentro ocorreu a quase 218.1 quilómetros a sul de Puerto Williams, perto de Ushuaia, na Argentina.
Foi emitido um alerta de tsunami na costa do Chile e as autoridades pedem uma evacuação rápida da zona costeira, no sul do país, de acordo com a revista Newsweek. O alerta durou cerca de três horas, tendo sido levando pelas autoridades, bem como o aviso de evacuação de toda a zona costeira.
Nos momentos que se seguiram, foram sentidas inúmeras réplicas com magnitudes entre 4.9 e 5.7, segundo os dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC).
Emitido alerta de tsunami
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) emitiu um alerta de 'tsunami'.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) solicitou a evacuação do litoral da região e o estabelecimento de um estado de precaução na zona de praias do Território Antártico Chileno, noticiou a agência espanhola EFE.
O presidente chileno, Gabriel Boric Font, apela aos cidadãos para que evitem deslocações de e para "toda a costa da região de Magalhães" e garante que está em contacto com as autoridades que "todos os recursos do Estado" estão no terreno.
Nas redes sociais estão a ser partilhados vídeos e imagens da região costeira a ser evacuada e a população a dirigir-se para zonas mais altas.
- Com Lusa
[Última atualização às 17:39]