
Sérgio Sousa Pinto comunicou esta quinta-feira de manhã a Pedro Nuno Santos que não quer integrar as listas de candidatos a deputados pelo PS, confirmou ao Expresso fonte da direção do partido, na sequência de uma notícia avançada pelo "Observador".
Sousa Pinto - que o Expresso tentou, em vão, contactar - terá manifestado desconforto com os nomes que o antecedem na lista. Estava colocado em 4.º na lista por Lisboa: a cabeça de lista será Mariana Vieira da Silva, seguida de Miguel Cabrita (ex-secretário de Estado da Segurança Social) e Edite Estrela.
Nas legislativas de março de 2024 foi 6.º pelo mesmo círculo, atrás de Mariana Vieira da Silva, Marcos Perestrello (agora cabeça de lista em Santarém), Fernando Medina (que agora também recusou integrar as listas), Marta Temido (eurodeputada) e Pedro Delgado Alves (agora cabeça de lista em Coimbra).
Sérgio Sousa Pinto, licenciado em Direito, 52 anos, foi eleito deputado do PS pela primeira vez em 1995. De 1999 a 2009 foi eurodeputado. Nesse ano regressou à Assembleia da República, sendo reeleito em 2011, 2015, 2019, 2022 e 2024. Liderou a JS de 1994 a 2000. Foi um dos principais protagonistas do PS na luta pela despenalização do aborto. É comentador na CNN Portugal e cronista no Expresso.