As localidades afetadas pelos incêndios no Município de São João da Pesqueira serão isentas da fatura de água no mês de agosto, anunciou esta quinta-feira a Câmara.

O executivo municipal liderado por Manuel Cordeiro, eleito pelo Movimento da Nossa Terra, aprovou a isenção como "medida excecional de apoio" às localidades que foram "gravemente atingidas" pelos incêndios no mês de agosto.

Neste sentido, "será aplicada a isenção do pagamento de todo o consumo de água e das tarifas variáveis de águas residuais e de resíduos sólidos referentes a agosto de 2025, sendo apenas cobrada a tarifa fixa do contador".

A medida aplica-se às localidades de Várzea de Trevões, Trevões, Paredes da Beira, Riodades, Vale de Penela, Pereiros e Valongo dos Azeites.

"A nossa população esteve na linha da frente, ajudando os bombeiros com coragem e determinação, defendendo pessoas e bens. Em muitos casos, a água da rede pública foi utilizada diretamente no combate às chamas, um contributo inestimável para superar este flagelo", referiu.

Neste sentido, a Câmara entendeu "que não é justo que os consumidores sejam penalizados pelo aumento de consumo de água resultante desta situação excecional".

Numa nota de imprensa, a Câmara de São João da Pesqueira esclareceu que a medida será aplicada na fatura de setembro nas localidades de Riodades e Vale de Penela, enquanto as restantes serão isentas no mês de outubro.

"Esta decisão é uma forma de reconhecer o esforço e solidariedade da nossa população, que tanto contribuiu para a proteção da comunidade neste momento difícil. A todos os que ajudaram: o nosso profundo agradecimento", realçou a autarquia.

O fogo que chegou a São João da Pesqueira teve origem em dois incêndios - um que deflagrou no dia 13 em Sátão (distrito de Viseu) e outro no dia 9 em Trancoso (distrito da Guarda), e que no dia 15 se tornou num só, afetando num total 11 municípios dos dois distritos.