A Polestar anunciou que reduziu as emissões de cada modelo elétrico que produz em 24,7% desde 2020, o que constitui mais um passo na estratégia da marca de alcançar a neutralidade carbónica.

Para conseguir este resultado, a marca reforçou a sua aposta em alumínio com baixo teor de carbono em todos os modelos, a que se juntam melhorias na produção de baterias, utilização de eletricidade 100% renovável na produção de todos os modelos e maior eficiência logística, com maior utilização de biocombustíveis em algumas rotas marítimas.

Os resultados constam do quarto relatório anual de sustentabilidade da Polestar, que começou a medir a sua pegada de carbono da marca de veículos elétricos de performance em 2020.

“A Polestar provou que é possível crescer e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto climático. Em termos simples, queremos continuar a reduzir emissões à medida que aceleramos as vendas. Num momento em que tudo no mundo parece ir na direção errada, reforçamos os nossos compromissos”, disse Michael Lohscheller, CEO da Polestar.

Recorde-se que a redução da pegada de carbono da marca sueca faz parte do projeto Polestar 0 foi lançado em 2021 com o objetivo de criar um automóvel neutro em carbono. O intuito era acelerar colaborações e investigações conjuntas que ajudassem a Polestar a alcançar o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2040. Atualmente, a Polestar e os seus parceiros de projeto anunciam que as suas iniciativas permitiram identificar soluções importantes de baixo carbono, mostrando que é possível produzir um Polestar 2 com menos 10 toneladas de pegada de carbono em comparação com o início do projeto.

A marca sueca revelou ainda que o projeto Polestar 0 entra agora numa nova fase, com uma nova estrutura e foco em áreas que serão desenvolvidas na Mission 0 House, um centro de investigação criado por iniciativa da Polestar e financiado em colaboração com outras entidades.

Localizado em Gotemburgo, este centro junta investigadores do meio académico e engenheiros da indústria, que trabalham lado a lado para eliminar emissões de gases com efeitos de estufa em materiais, produtos e processos. Um dos principais objetivos será que as soluções desenvolvidas na Mission 0 House possam vir a ser comercializadas no futuro.