
A obra de ampliação e reabilitação da Estação Elevatória de Águas Residuais, em Machico, deverá estar concluída este Verão. A novidade foi avançada esta quarta-feira pelo secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, durante a sessão solene de comemoração do dia da freguesia de Machico.

É, sem sombra de dúvida, a mais importante e estruturante obra que o Governo Regional, através da [empresa] Água e Resíduos da Madeira] está a realizar no concelho, garantindo o tratamento eficiente das águas residuais de Machico, com ganhos assinaláveis para a saúde pública e para a protecção do meio ambiente. Nuno Maciel, secretário regional de Agricultura e Pescas
No sector da água, Nuno Maciel assumiu ainda o compromisso de iniciar, ainda este ano, um conjunto de investimentos infra-estruturais, no valor de 1,8 milhões de euros, "em canais e condutas afectos a diversos sistemas de regadio públicos, incluindo equipamentos de medição de consumo de água, com vista à redução de perdas, promovendo, assim, a eficiência hidráulica, a segurança das infra-estruturas, bem como a sustentabilidade do sector".
Nuno Maciel anuncia novo pavilhão para 2027
O secretário da Agricultura e Pescas levou a Machico outras novidades, nomeadamente para a prática de actividades desportivas.
Ainda este ano, o Governo Regional irá lançar o concurso para a elaboração dos projectos de arquitectura e especialidades do novo Pavilhão de Machico. Uma obra que se prevê possa estar concluída em 2027. Nuno Maciel, secretário regional de Agricultura e Pescas
Das áreas que tutela, Nuno Maciel relembrou a abertura das candidaturas ao apoio financeiro de compensação, pela paragem temporária da actividade de pesca dirigida à captura da ruama e apanha de lapas, conforme noticiou o DIÁRIO na sua edição impressa desta quarta-feira.
Os avisos do Programa Mar 2030 já foram publicados, podendo ser consultados nos 'sites' oficiais do Programa Mar 2030 e do Portugal 2030, sendo que o período de candidaturas decorre até 31 de Julho.
São mais de 110 mil euros à disposição de pescadores e armadores, para os compensar do contributo que dão à sustentabilidade dos recursos marinhos, numa atitude de grande responsabilidade e sensibilidade para com a preservação das espécies. Nuno Maciel, secretário regional de Agricultura e Pescas
Terminou dizendo que, da parte do Governo Regional, o Executivo cumpriu com a nossa palavra: "E estamos, como sempre estivemos, ao lado dos pescadores e das suas famílias, protegendo a base económica de muitas pessoas que dependem exclusivamente do mar".