A Honda já confirmou que o Prelude está de regresso e que deverá chegar ao mercado no segundo semestre de 2025. O coupé híbrido que será uma alternativa mais elegante e dinâmica ao Civic, terá duas versões mais desportivas, já que segundo avança o japonês “Goo-net”, o Prelude pode vir a dispor de uma versão Type S que vai chegar ao mercado no segundo semestre e 2026, enquanto a variante mais radical, Type R, deverá chegar apenas em 2027, trazendo melhorias em design, chassi e motorização.

Esta variante mais “espigada” do Prelude, tudo aponta para que venha a estar equipada com uma versão mais potente e atualizada do sistema híbrido, e:HEV, equipada com um motor a combustão de 2.0 litros de quatro cilindros turbo associado a dois motores elétricos, que poderá debitar mais de 300 cv de potência e aproximando-se dos 330 cv do Type R.

No entanto a mudança mais significativa deste novo Prelude promete ser a ausência de transmissão manual. A configuração e:HEV da Honda não possui uma caixa de velocidades tradicional, embora o Prelude de série tenha um modo “S+ Shift”. Este sistema utiliza efeitos sonoros, modulação de binário e ‘paddle shifters’ para simular as trocas de caixa. No Type R, essa simulação pode ser ainda mais refinada para proporcionar uma sensação de condução mais imersiva.

Apesar de a ideia de um Prelude Type R, poder via a avançar, para já não passa de especulação e teremos de esperar, pelo menos, até ao lançamento do novo Prelude, para sabermos se a Honda vai confirmar a possibilidade de lançar duas versões mais radicais do modelo.