
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para uma subida progressiva das temperaturas entre esta quinta-feira e sábado, com valores máximos significativamente elevados em várias zonas do território.
Portugal continental deverá registar uma nova onda de calor a partir desta quinta-feira, com temperaturas que podem atingir os 40 graus célsius durante o dia em algumas regiões do país, e noites amenas especialmente no Interior Norte e Centro.
Segundo Cristina Simões, meteorologista do IPMA, esta subida gradual das temperaturas estender-se-á até ao final do mês, com especial incidência nos dias 25, 26 e 27 de julho.
“A partir de quinta-feira, teremos uma subida gradual das temperaturas, que será mais notória na sexta e no sábado. Em zonas como Évora e Beja, são esperados valores próximos ou mesmo iguais a 40 graus célsius, o que, apesar de elevado, corresponde aos registos habituais para esta altura do ano”, explica.
Apesar das temperaturas elevadas, Cristina Simões sublinha que este episódio “não será tão gravoso como a onda de calor extrema que tivemos recentemente”. No qual o mês de julho foi o mais quente de sempre na Europa, onde as temperaturas ultrapassaram os 40 graus célsius e atingiram em algumas regiões 46 graus célsius.
Ainda assim, os termómetros poderão chegar aos 38 e 39 graus em várias zonas, o calor deverá manter-se pelo menos até terça-feira, 29 de julho, sendo que em algumas regiões os valores altos poderão estender-se até ao final do mês e mesmo início de agosto. O prolongamento do calor dependerá, segundo o IPMA, da evolução dos sistemas meteorológicos nos próximos dias.
Esta nova onda de calor deve-se à "deslocação de um anticiclone dos Açores em direção à Península Ibérica, fenómeno habitual no verão, mas que neste caso é acompanhado por ventos de leste e nordeste vindos do interior da Península de Espanha", acrescenta a meteorologista. Estes ventos trazem consigo uma massa de ar quente e seco que faz subir rapidamente as temperaturas em todo o território continental.
Antes da chegada da vaga de calor, esta quarta-feira será marcada por uma ligeira descida das temperaturas.
Regiões mais afetadas
Os distritos de Évora e Beja serão dos mais afetados, com previsões de 40 graus célsius no fim de semana, valores considerados dentro da normalidade climatérica para o pico do verão.
Em Santarém, Castelo Branco e Portalegre, as temperaturas devem rondar os 38 a 39 graus célsius.
No Interior Norte, Bragança, Vila Real e algumas zonas do distrito da Guarda poderão ultrapassar os 36 graus célsius, especialmente em áreas de vale e mais abrigadas.
Já na faixa litoral, os efeitos serão mais moderados devido à influência marítima, mas cidades como Lisboa e Setúbal poderão atingir os 33 a 35 graus célsius.
No Algarve, esperam-se máximas entre os 34 e 37 graus célsius no interior, e entre os 30 e 32 graus célsius junto à costa.
Texto escrito por Nadja Pereira e editado por Mafalda Ganhão