
O Clube Naval do Funchal esteve em plano de evidência no arranque do Campeonato dos Recordistas em natação competição regional que arrancou ontem no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal e que termina na tarde de hoje.
Com o propósito assumido de atacar os recordes da Madeira, numa fase em que muitos atletas se encontram em excelente forma após o Campeonato Nacional de Piscina Longa os navalistas viriam a registar três novos máximos absolutos.
João Luís Rodrigues (CNF) brilhou nos 100 metros mariposa, estabelecendo um novo recorde sénior e absoluto da Madeira com o impressionante tempo de 53.62 segundos, demonstrando o seu bom momento competitivo e afirmando-se como uma das grandes referências da natação regional e nacional.
Também em destaque esteve o navalista Pedro Pita, que 'reescreveu' o livro de recordes nos 200 metros costas, fixando o novo máximo sénior e absoluto da Madeira em 2.02,04 minutos, tornando-se o recordista absoluto de todas as provas de costas em piscina curta.
No sector feminino, a jovem Zara Rojas, atleta que treina no CNF, confirmou o seu talento e evolução ao bater o recorde júnior e absoluto dos 100 metros mariposa, com um registo de 1.00,24 minutos. Um feito que reforça o potencial da nadadora para os próximos compromissos internacionais.
De referir ainda que o Clube Nacional da Madeira esteve também em plano de destaque na jornada inaugural dos campeonatos ao registar dois novos recordes.
Bernardo Machado registou um novo máximo absoluto e de seniores na prova dos 200 metros estilos, onde registou a marca recorde de 2.04, 58 minutos. Já no sector feminino e com um novo recorde regional de júnior, Eleine Mateus foi a figura dos alvinegros na distância dos 200 metros costas com o tempo de 2.24,91 minutos.
Este campeonato, promovido precisamente com o objetivo de proporcionar condições competitivas ideais para a quebra de recordes, começa assim da melhor forma, com três novas marcas a abrilhantar o panorama da natação madeirense.