Luís Montenegro elogia o acordo comercial alcançando entre a União Europeia e os Estados Unidos da América. O primeiro-ministro português considera que vem trazer “previsibilidade e estabilidade” e que é uma forma de evitar a “escalada” das tarifas.

Numa mensagem publicada, esta segunda-feira, na rede social X, Montenegro defende que o acordo alcançado entre Ursula von der Leyen e Donald Trump vai ajudar “as empresas portuguesas e a economia".

“O acordo comercial UE-EUA traz previsibilidade e estabilidade , vitais para as empresas portuguesas e a economia”, escreveu Luís Montenegro.

Evita a escalada, mas põe exigências novas na luta por mais acordos de comércio, no corte de barreiras e na agenda transformadora de simplificação e redução de custos”, acrescentou o líder do governo.

Os Estados Unidos e a União Europeia chegaram, este domingo, a um entendimento que fixa as tarifas sobre produtos europeus em 15%.

O acordo tem, contudo, sido altamente criticado por vários líderes europeus, que o consideram desequilibrado, favorecendo mais Washington do que Bruxelas.