"A indicação que temos é que a tempestade tropical está a entrar em Madagascar e tem potencial para chegar ao canal de Moçambique no dia 05", disse hoje à Lusa o chefe do departamento de previsão do Inam, Acácio Tembe.
Segundo a fonte, a tempestade designada "Faida" poderá afetar a província moçambicana de Sofala, no centro do país.
Num outro comunicado, o Inam apelou à população que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes.
Moçambique está em plena época chuvosa, que decorre entre outubro e abril, período em que foram já registados os ciclones Chido e Dikeledi, que afetaram o norte do país.
Em 13 de janeiro, o ciclone tropical severo Dikeledi atingiu Moçambique, causando pelo menos 11 mortos e afetando outras 250 mil pessoas, segundo o mais recente balanço oficial das autoridades moçambicanas.
O ciclone Chido, que atingiu Moçambique em 14 de dezembro, causou a morte de pelo menos 120 pessoas e afetou outras 450 mil.
Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa.
LYCE // MLL
Lusa/Fim