
O secretário regional das Finanças, Duarte Freitas, destacou este domingo, durante a visita ao stand do Governo Regional na Expomadeira 2025, o "fulgurante" desempenho económico da Região nos últimos anos, sublinhando a forte retoma após a pandemia.
"Felizmente, a retoma pós-Covid tem sido notável. Tivemos no último ano pré-pandemia um produto interno bruto (PIB) de 5,1 mil milhões de euros e, em 2021, ficámos a apenas 100 milhões dessa marca. Em 2024 alcançámos 7,5 mil milhões e, este ano, esperamos chegar perto dos 8 mil milhões", afirmou o governante, em declarações prestadas ao DIÁRIO neste final de tarde, num momento marcado pela elevada afluência de visitantes.
Duarte Freitas salientou que este crescimento resulta do esforço conjunto de "cidadãos, empresas e famílias", permitindo níveis de emprego muito satisfatórios e um desemprego reduzido.
Sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o secretário regional considerou o seu impacto "muito visível", tanto em projectos públicos como privados, sublinhando a aposta estratégica em áreas como a saúde e a habitação. "Estamos certos de que serão projectos transformadores e de longo prazo, com reflexos directos na prestação de serviços públicos, num esforço de simplificação assente na digitalização", frisou.
A Expomadeira conta neste último dia também com a presença da presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, também em visita oficial ao certame.