A presença da Madeira na edição de 2025 da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market – foi distinguida com o Prémio Stand Nacional, galardão atribuído pela organização do certame. O reconhecimento foi anunciado esta tarde, durante os Prémios BTL 2025, iniciativa que decorre na FIL e que serve também para apresentar as novidades da próxima edição, já agendada para os dias 25 de Fevereiro a 1 de Março de 2026.

O secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira (AP-M), Eduardo Jesus, enalteceu a distinção, sublinhando o papel diferenciador da Região nesta feira, que considera fundamental para o sector. “A presença da Madeira na BTL é essencial para afirmar a nossa posição no mercado nacional e reforçar a ligação com os nossos parceiros, operadores e visitantes.”

Classificada como a principal montra nacional do turismo, a BTL representa uma oportunidade estratégica para o arquipélago reforçar a sua posição no mercado interno. “Temos procurado, ano após ano, surpreender e elevar a fasquia. O stand da Madeira tem sido sistematicamente reconhecido e premiado, fruto do esforço em criar ambientes que despertam os sentidos e envolvem o público — profissional ou generalista — num convite genuíno à descoberta do arquipélago”, acrescenta o governante.

Esta não é, de resto, a primeira vez que a Madeira é premiada na BTL. Em 2016, foi distinguida como Melhor Stand Profissional, em 2019 como Melhor Stand Público, e em 2022 recebeu o prémio Criatividade.

Para 2025, o stand foi concebido sob o mote “Madeira. É tudo o que apetece”. Com 500m², destacou-se pela forte componente de inovação, sustentabilidade e envolvimento sensorial, atraindo cerca de 80.000 visitantes. A proposta recriou o espírito da Madeira e do Porto Santo, combinando uma estética minimalista com tecnologia de ponta e a habitual hospitalidade madeirense.

Durante os cinco dias de feira ali houve: quatro activações de marca (duas imersivas), mais de 10.000 degustações, a vegetação natural e areia do Porto Santo reaproveitadas, promovidos nove workshops, nove eventos em cartaz, realizados dois concertos, 17 animações e 13 get-togethers. Foram ainda sorteadas 6 viagens. “A autenticidade do destino esteve sempre presente – e foi sentida por todos”, acrescenta Eduardo Jesus.

A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market encerrou com números históricos, consolidando-se como o maior e mais importante evento de turismo realizado em Portugal. Este ano, a feira contou com 1.500 expositores, ocupando uma área total de 50.000 m², e apresentou um programa diversificado com mais de 600 eventos paralelos (side events). O evento destacou-se ainda pela forte presença internacional, com mais de 100 destinos representados.