
As duas primeiras regatas do Campeonato de Portugal de ORC 2025 realizaram-se hoje, num dia propício para a prática de vela, apesar de alguns desafios adicionais provocados pelos já habituais saltos de vento. No final do primeiro dia, o Cash-A-Lot assume a liderança em ORC A, enquanto o Supernova lidera em ORC B. Este é um início promissor para as equipas da casa, com o Cash-A-Lot também a liderar o Troféu Ventos da Macaronésia.
Foi um dia um pouco difícil, mas conseguimos completar duas regatas. A primeira não correu tão bem, com uma largada aquém do que queríamos, mas na segunda regata corrigimos e conseguimos um bom resultado. Terminar o dia na frente é muito satisfatório. Francisco Nóbrega, skipper do Cash-A-Lot
A Comissão de Regatas, apesar da instabilidade no campo de regatas, conseguiu definir os percursos de forma exemplar, "proporcionando provas equilibradas e justas para todos os participantes". Isso mesmo assumiu Francisco Nóbrega: "este campo hoje estava complicado, com muitos saltos de vento. Já sabíamos que aqui é assim, e hoje ainda mais. Mesmo com isso, foram duas regatas justas para todos.”
O skipper admite que a concorrência com o Super Açor "é uma luta bonita e leal. Ter um barco com andamento semelhante lado a lado torna tudo mais interessante".
Quanto ao dia de amanhã, apesar de ainda não ter cisto as previsões em detalhe, "parece que será difícil fazer a regata. Se conseguirmos, a maior dificuldade será a aproximação à Madeira, especialmente na Baía do Caniçal, onde o vento costuma cair".
Regata Porto Santo – Madeira agendada para amanhã
A emblemática regata que liga o Porto Santo à ilha da Madeira, está agendada para este domingo, com um percurso técnico e exigente. A hora de partida foi revista para as 11h30, condicionada pela previsão de vento.
A quebra de vento poderá afectar a aproximação à Ponta de São Lourenço e à baía do Caniçal. O Campeonato de Portugal ORC 2025 decorre até à próxima semana. O evento conta com o apoio da Federação Portuguesa de Vela, da Associação Regional de Vela da Madeira, do Clube Naval do Porto Santo e de outras entidades locais.
Classificação geral após duas regatas:
ORC A
1º Cash-A-Lot
2º Lanzarote Sailing Team
3º Super Açor Xis
4º Wanderlust
5º Swing
6º AYE
7º Vadio IV
.
ORC B
1º Supernova
2º Marujo
3º Altamar I
4º Miadois
5º Naval Experience
6º Guanche
Bar 'Corsário' promete boa gastronomia e noite de descontração
E depois de um dia em cheio de competição, a organização do campeonato nacional de cruzeiros, não deixou os seus créditos em mãos alheias e o jantar da competição é no areal do bar do 'Corsário' no hotel Torre Praia.
Mais de 150 pessoas vão estar neste jantar, entre velejadores, dirigentes e entidades, onde haverá momentos bem divertidos e com muita animação.
De salientar que as condições atmosféricas não podiam estar melhores, mar e vento calmos é um céu praticamente limpo, logo prevê-se uma noite fantástica.