
O Kartódromo do Faial foi palco, nos dias 12 e 13 de Julho, de mais uma jornada do Troféu de Karting da Madeira (TKM 2025), com a realização da terceira prova da época – o Circuito Faial 3. O evento contou com corridas em todas as categorias, onde os jovens talentos e os veteranos da modalidade demonstraram grande competitividade e fair-play.
Em nota enviada pela Associação de Karting da Madeira é dado conta que na classe Mini Max, Diego Teixeira triunfou nas três finais e não deu hipótese à concorrência, arrecadando os 79 pontos em disputa. Martim Gomes e Thiago Carvalhais foram os mais diretos perseguidores, evidenciando consistência nas suas prestações.
Em Micro Max, Diego Teixeira voltou a repetir a façanha da categoria Mini, vencendo as três corridas e alcançando novamente os 79 pontos. Thiago Carvalhais, João Félix e João Nunes protagonizaram uma luta cerrada pelo restante pódio, com prestações muito equilibradas.
Na classe de iniciação, Micro Academy, Bernardo Sequeira esteve em grande plano, com duas vitórias e um segundo lugar, totalizando 72 pontos. Tomás Freitas garantiu o segundo posto, enquanto Martim Abreu e António Mendonça terminaram com a mesma pontuação, tendo o desempate sido feito com base nos tempos cronometrados.
Na Junior Max, Afonso Silva impôs-se com duas vitórias em finais e um segundo lugar, totalizando 63 pontos. Daniel Ferreira e Afonso Pires protagonizaram uma luta intensa pelos lugares do pódio, concluindo a prova com 54 e 51 pontos, respetivamente, numa grelha marcada pela juventude e talento emergente e em corridas marcadas por muita emoção e alguns toques.
Entre os mais experientes, na DD2 Max, João Bazenga voltou a brilhar, conquistando a vitória final com 74 pontos, fruto de duas vitórias e um terceiro lugar. António Santos, o único a dar luta a João Bazenga vencendo inclusivamente a última final e Moriano de Canha encerraram os lugares do pódio após provas muito consistentes. A competitividade nesta categoria voltou a ser elevada, com ultrapassagens decisivas em todas as finais.
Na DD2 Master, João Dias venceu a prova com 33,5 pontos, mantendo-se regular ao longo do fim de semana. Rui Vieira ainda venceu uma das finais, mas foi desclassificado noutra, o que o relegou para a segunda posição com 26 pontos.
Na categoria Senior Max, Martim Barros Meneses dominou de forma absoluta, vencendo as três finais e somando o máximo de 79 pontos. O madeirense destacou-se com ritmo consistente e autoridade em pista. Martim Alves e João Dinis completaram o pódio após boas prestações, somando 57 e 54 pontos, respetivamente, numa categoria com elevada densidade competitiva.
Por fim, na Senior Max Master, João Bazenga, sem concorrência venceu todas as finais e terminando a prova com 39,5 pontos.
"O Circuito Faial 3 confirmou, mais uma vez, o elevado nível competitivo do karting madeirense, com corridas vibrantes e pilotos a demonstrarem talento, garra e espírito desportivo. A organização esteve a cargo da Associação de Karting da Madeira, que mais uma vez garantiu um evento bem estruturado e com todas as condições de segurança asseguradas", refere a nota enviada.
O karting regional segue agora para a próxima etapa em Setembro.