
Håkan Samuelsson está de regresso à Volvo, depois da direção da marca sueca ter decidido substituir o atual CEO Jim Rowan, que estava há três anos no cargo.
O lugar de Rowan, que acumulava igualmente as funções de presidente da marca sueca, será ocupado, vai agora ser ocupado pelo seu antecessor, Håkan Samuelsson, durante os próximos dois anos, tempo suficiente para ser escolhido o novo CEO da Volvo.
A saída de Rowan é no mínimo surpreendente já que acontece depois de a marca sueca ter alcançado um recorde de vendas e de lucros da sua história em 2024. Para além disso, Rowan foi responsável por adiar o objetivo da Volvo de transitar em absoluto para a mobilidade elétrica no final da presente década.
A marca sueca já revelou que o regresso de Samuelsson tem lugar num “momento crucial” para a marca e para a indústria automóvel em geral, devido às “rápidas mudanças tecnológicas, à crescente complexidade geopolítica e à intensificação da concorrência”, refere a Volvo Cars em comunicado.
Já Håkan Samuelsson diz estar pronto para o desafio. “Estou honrado em regressar num momento tão decisivo para a Volvo Cars. Tenho profundo respeito pelos desafios que temos pela frente e estou ansioso para trabalhar com a nossa talentosa equipa para aprimorar a competitividade, atender às procuras dos principais mercados e acelerar a execução estratégica e focar no desenvolvimento de liderança”, disse Håkan Samuelsson.