
O ministro da Defesa, Nuno Melo, anunciou este sábado que "em breve" estará disponível um segundo helicóptero militar para missões de transporte médico de emergência com capacidade para operar durante a noite. O reforço será feito em Ovar.
Atualmente, apenas uma aeronave da Força Aérea Portuguesa (FAP) tem autorização para efetuar voos noturnos, o que contrasta com o anúncio inicial do Governo de que, a partir de 1 de julho, o transporte aeromédico de emergência passaria a ser garantido 24 horas por dia por quatro helicópteros militares.
O anúncio surge depois de o Expresso ter noticiado, na quinta-feira, que, apesar do plano apresentado, só existe de momento um helicóptero apto a voar durante a noite.
Distribuição dos meios da Força Aérea
Durante as comemorações do aniversário da FAP, na Figueira da Foz, Nuno Melo fez um ponto de situação sobre os meios atualmente ao serviço.
O ministro detalhou que Beja dispõe de um helicóptero, autorizado a operar entre as 5h e as 21h30. Já no Montijo estão posicionados um helicóptero e dois aviões com operação 24 horas por dia. Quanto a Ovar, conta atualmente com um helicóptero disponível entre as 5h e as 21h30.
“Cruz de Cristo há muito que cruza os céus”
Nuno Melo destacou ainda o longo historial da Força Aérea, sobretudo nos arquipélagos. "O que a Força Aérea faz é feito com exigência, com competência e com experiência. Há muitos anos que a Cruz de Cristo cruza os céus da Madeira e dos Açores", sublinhou.
Este sábado, o ministro voltou a reagir à notícia do Expresso, depois de a ter desvalorizado na sexta-feira. Na altura, sublinhou que a FAP utiliza também aviões no transporte aeromédico e está a “ajudar a salvar vidas”. Nuno Melo criticou também quem “possa querer diminuir o que é tão virtuoso”.