
A norte-americana General Motors (GM) registou um pedido de patente para um sistema que alerta ao condutor para estradas com pisos degradados, um sistema que bem pode vir a ser útil, a muitos condutores.
O sistema da GM usa os sensores e câmaras dos veículos, para recolher dados das estradas, nomeadamente o comportamento da suspensão, rotação das rodas e vibração durante a condução. A informação é então enviada para o sistema para mostrar as imperfeições da estrada em tempo real, casos de buracos ou poças de água, e transmitir esses dados para a nuvem e enviar ao GPS para criar uma rota alternativa.
Embora não tenha sido especificado na patente, espera-se que o novo sistema possa vir a funcionar em sintonia com o sistema de condução autónoma da GM, o Super Cruise, que em breve terá 1.200.000 quilómetros de estradas nos EUA e Canadá já mapeadas e onde pode ser utilizado.
O sistema de condução autónoma de Nível 2, permite ao automóvel deslocar-se sem necessidade da ajuda do condutor, mas requer total atenção do ser humano para algumas manobras quando necessário.
Resta saber se a tecnologia para evitar estradas em mau estado, vai ou não chegar aos automóveis da General Motors.