
Um avião da Southwest Airlines realizou, esta sexta-feira, manobras evasivas bruscas para evitar uma colisão aérea com outra aeronave.
A rota do voo 1496 - entre o aeroporto de Hollywood Burbak, na Califórnia, e Las Vegas - pode ser vista na página Flightradar24.com, serviço que monitoriza aeronaves em todo o mundo.
Em comunicado, a companhia aérea refere que, pouco depois da descolagem, o avião “respondeu a dois alertas de tráfego (…) que obrigaram a uma descida” repentina do aparelho de 500 pés (cerca de 150 metros), de forma a evitar uma colisão com outra aeronave, identificada no Flightradar24 como um jato Hawker Hunter.
Dois assistentes de bordo da Southwest Airlines ficaram feridos e receberam assistência. Segundo a agência Reuters, não foram registados ferimentos entre os passageiros.
A companhia aérea e a Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana referem que os pilotos agiram após receberem alertas sobre uma possível colisão. A FAA adianta ainda que está a investigar o incidente.
Alguns passageiros que estavam na aeronave recordam os momentos de pânico vividos a bordo.
A bordo do aparelho seguia também o comediante norte-americano Jimmy Dore. Nas redes sociais, conta que ele e vários passageiros “voaram dos assentos e bateram com a cabeça no teto".
“O piloto disse que o alerta de colisão disparou e que precisava de evitar um avião que vinha na nossa direção”, afirma.
O Boeing 737 da Southwest prosseguiu para Las Vegas, onde aterrou sem incidentes.