
Os constrangimentos nos serviços de urgência vão continuar este fim de semana em várias zonas do país, afetando as especialidades de obstetrícia, ginecologia e pediatria, de acordo com o portal do SNS.
Este sábado, pelo menos sete unidades hospitalares vão estar com serviços encerrados. O Barreiro, Setúbal, Aveiro, Leiria, Santarém e Vila Franca de Xira estarão sem urgência de obstetrícia e ginecologia. Também em Loures e Vila Franca de Xira, as urgências de pediatria vão estar encerradas.
No domingo, os constrangimentos agravam-se, com oito serviços encerrados. O hospital de Leiria reabre o serviço de ginecologia e obstetrícia, mas fecha o de Abrantes. Em Vila Franca de Xira, reabre a urgência de ginecologia, mas mantém-se fechada a de obstetrícia.
Esta sexta-feira fica marcada por mais um caso trágico. Uma mulher grávida de 38 anos perdeu o bebé depois de ter sido encaminhada para o hospital de Cascais, a mais de uma hora de viagem do local onde residia, no Barreiro.
Segundo a denúncia feita pela RTP, a mulher, grávida de 31 semanas, deixou de sentir o bebé e tentou ligar para a linha Saúde 24, mas não conseguiu ser atendida. Mais tarde, contactou o 112 e, quando os socorristas chegaram, perceberam que a grávida estava com hemorragias.
Como todas as urgências obstétricas da Margem Sul estavam encerradas, a única opção foi encaminhá-la para Cascais. Quando chegou ao hospital, o bebé já não apresentava sinais de vida.