A partir desta segunda-feira, 14 de Julho, a Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Santa Cruz passará a funcionar em novas instalações provisórias, localizadas na Rua Dr. Francisco Perez, salas 3 e 4, na freguesia do Caniço, junto à Loja do Munícipe.

A mudança de instalações decorre de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Santa Cruz e a PSP, assinado a 30 de Maio deste ano. As novas instalações foram cedidas provisoriamente e a título gratuito pelo município, numa medida que visa garantir a continuidade do serviço policial na zona enquanto decorrem as obras de reabilitação e ampliação do edifício definitivo da esquadra.

A cerimónia oficial de abertura está marcada para as 10 horas de hoje, contando com a presença de representantes do Comando Regional da PSP Madeira.

Outras iniciativas que marcam a agenda regional neste que é o centésimo nonagésimo sexto dia do ano, em que faltam 170 dias para o fim de 2025:

Esquadra da PSP de Santa Cruz muda de morada
Esquadra da PSP de Santa Cruz muda de morada dnoticias.pt

- 10 horas - Reuniões da 6.ª Comissão Especializada Permanente de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, tendo como ponto único na ordem de trabalhos a audição parlamentar com a presença dos representantes dos trabalhadores do Centro Regional Madeira da RTP;

- 12 horas - Sessão de tomada de posse da Mesa da Secção de Hotelaria da ACIF-CCIM, na sede da Rua dos Aranhas;

- 12 horas - A Câmara Municipal do Funchal promove uma conferência de imprensa de apresentação da edição de 2025 do Summer Opening com a presença da presidente do Município, Cristina Pedra, no Salão Nobre;

- 14 horas - Reuniões da 6.ª Comissão Especializada Permanente de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, tendo como ponto único na ordem de trabalhos a audição parlamentar, por videoconferência, com o presidente do Conselho de Administração da RTP, Nicolau Santos;

- 16 horas - Conferência de imprensa de apresentação do Rali da Madeira 2025, presidida pelo secretário Regional de Economia, José Manuel Rodrigues, na Sede do Club Sports da Madeira, na Placa Central;

- 19 horas - Comissão Política Regional do CDS-PP para abordar o acordo de coligação autárquico regional no Salão Paroquial de São Bento, na Ribeira Brava.

Principais acontecimentos registados a 14 de Julho:

Esquadra da PSP de Santa Cruz muda de morada
Esquadra da PSP de Santa Cruz muda de morada dnoticias.pt

1789 - Revolução Francesa: tomada da Bastilha. Os cidadãos de Paris revoltam-se e assaltam a prisão, libertando os presos políticos. Começa a queda do Antigo Regime.

1790 - Luís XVI, de França, aceita a Constituição.

1795 - "A Marselhesa", "La Marseillaise", marcha heroica de Claude-Joseph Rouget de L'Isle, passa por decreto a hino nacional da França.

1889 - É fundada a Segunda Internacional, em Paris, França. O movimento operário adota a social-democracia.

1901 - O cirurgião Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina em 1949, conclui o doutoramento, em Lisboa.

1933 - Na Alemanha, são ilegalizados os partidos políticos, à exceção do partido nacional-socialista nazi, de Adolf Hitler, recém-chegado ao poder.

1946 - Começa o programa antijudaico na cidade polaca de Kielce.1954 - Morre, aos 87 anos, o dramaturgo espanhol Jacinto Benavente y Martinez, Prémio Nobel da Literatura em 1922. 1958 - Golpe militar no Iraque. Assassínio do Rei Faiçal, do herdeiro e do primeiro-ministro.

1960 - Congo corta relações diplomáticas com a Bélgica.

1961 - Publicação da carta Encíclica "Mater et Magistra", do Papa João XXIII, sobre "a evolução social à luz da doutrina cristã", apresentada a 15 de maio, em Roma.

1969 - Tem início a chamada "Guerra do futebol", entre El Salvador e as Honduras. Após três jogos de qualificação para o Mundial de 1970, com violência crescente entre os adeptos, El Salvador corta relações com o país vizinho.

1973 - São aprovados os estatutos da Sociedade Portuguesa de Genética (SGP). A constituição legal ocorre a 03 de outubro, no Porto.

1976 - O general António Ramalho Eanes é investido Presidente da República.1978 - Anatoly Scharnasky, dirigente do movimento de emigração dos judeus na URSS, é condenado por espionagem.1993 - Morre, aos 77 anos, o poeta, compositor, músico e cantor francês Leo Ferré.

1995 - José Ramos-Horta, representante especial do Conselho Nacional da Resistência Maubere, recebe, em Lisboa, o Prémio de Ativista Internacional da Fundação Gleitsman, com sede em Washington, Estados Unidos.

1998 - O atleta marroquino Hicham El Guerrouj bate o recorde do mundo de 1500 metros ao fazer o tempo de 3.26,00 minutos, em Roma, Itália. 2002 - A polícia francesa impede um atentado contra o Presidente Jacques Chirac, no desfile da Festa Nacional do 14 de julho, em Paris.

2003 - O diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Manuel Sobrinho Simões, revela método de identificação e tratamento precoce que elimina os riscos de uma infeção comum evoluir para cancro do estômago.

2004 - É promulgada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, a regulamentação do Código do Trabalho.

2005 - É reposta a autonomia administrativa e financeira dos laboratórios do Estado, para o relançamento da atividade científica em Portugal.

2006 - Começa em Haia, Países Baixos, o julgamento de sete sérvios da Bósnia acusados da autoria do massacre de Srebrenica que resultou em cerca de 8.000 homens muçulmanos mortos, no Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia.

2007 - O Presidente russo, Vladimir Putin, assina um decreto que suspende a participação da Rússia no Tratado Sobre Forças Armadas Convencionais na Europa, bem como todos os acordos internacionais a ele ligados.

2014 - O Conselho da União Europeia decide retomar a cooperação com a Guiné-Bissau, após a celebração de "eleições livres e credíveis", e levanta as medidas restritivas impostas em 2011 na sequência do golpe militar de abril de 2010.

2015 - Na operação 'Politeia', um desdobramento da 'Lava Jato', a Polícia Federal brasileira cumpre mandados de busca e apreensão na casa de seis políticos: Fernando Collor, Ciro Nogueira, Eduardo da Fonte, Mário Negromonte, Fernando Bezerra Coelho e João Pizzolati.

2015 - O Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança - Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China - e a Alemanha) concluem, em Viena, um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano, após 21 meses de negociações.

2016 - Um camião atinge uma multidão na Promenade des Anglais, em Nice, sul de França, quando decorre um fogo-de-artifício para celebrar Dia da Bastilha, feriado nacional em França. 86 pessoas morrem e cerca de 450 ficam feridas neste atentado, reivindicado pelo grupo "jihadista" Estado Islâmico (EI). O condutor do camião, um tunisino de 31 anos, é abatido pela polícia.

2020 - O ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado é acusado de 65 crimes, incluindo associação criminosa, corrupção ativa no setor privado, burla qualificada, branqueamento de capitais e fraude fiscal, no processo BES/GES.

2020 - A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) assina um acordo com o Governo para a transferência de competências na área da Ação Social.

2020 - O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta são constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação 'saco azul'.

2021 - O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais normas das leis sobre mecanismos de apoio no âmbito do estado de emergência e sobre apoios à atividade letiva, por violação da chamada lei-travão, inscrita no n.º 2 do artigo 167.º da Constituição, que proíbe os deputados de apresentarem iniciativas "que envolvam, no ano económico em curso, aumento das despesas ou diminuição das receitas do Estado previstas no Orçamento".

2022 - O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais duas normas da designada Lei do Mar, aprovada em 2020, que advoga a gestão partilhada do espaço marítimo entre a República e as Regiões Autónomas.

Pensamento do dia:

Pensa-se hoje na revolução, não como maneira de se solucionarem problemas postos pela atualidade, mas como um milagre que nos dispensa de resolver problemas. Simone Weill (1909-43), filósofa francesa.