A Volvo vai apresentar o novo ES90, a primeira berlina elétrica da marca sueca, no próximo dia 5 de março, e já se sabe que o novo modelo será o mais potente alguma vez criado pela Volvo em termos de capacidade de computação central

O novo ES90, promete elevar os modelos da Volvo para um novo patamar, nomeadamente ao nível tecnológica, já que a nova berlina 100% elétrica é o primeiro automóvel da Volvo a estar equipado com uma configuração dupla NVIDIA DRIVE AGX Orin, tornando-se assim no automóvel mais potente de sempre da Volvo em termos de capacidade de computação central. Isto permite elevar ainda mais a fasquia da segurança e da performance geral através da utilização de dados, de software e Inteligência Artificial (IA).

O DRIVE AGX Orin é o computador central da NVIDIA para automóveis inteligentes capaz de coordenar vários sistemas e vários processos essenciais a velocidades ultra-rápidas.

O seu elevado nível de potência computacional – cerca de 508 biliões de operações por segundo (também conhecidas como TOPS) – gere funcionalidades como as caraterísticas de segurança ativa de última geração baseadas em IA, os sensores do automóvel e a eficiência da bateria.
A Volvo garante que o computador central do ES90 alimentado pelo NVIDIA DRIVE AGX Orin proporciona uma melhoria até oito vezes superior no desempenho de computação de IA em comparação com o DRIVE AGX Xavier, permitindo aumentar gradualmente o tamanho do modelo de aprendizagem profunda e de rede neural de 40 milhões para 200 milhões de parâmetros. Isto irá acontecer ao longo do tempo, à medida que se recolhem mais dados e que se continua a desenvolver o modelo, com o objetivo principal de melhorar a experiência do cliente e – mais importante – os níveis de segurança.

Para além disso, o ES90 será o segundo modelo da Volvo, depois do EX90, a fazer uso do conjunto tecnológico Superset. A utilização deste sistema permite melhorar os níveis de segurança, de tecnologia e de performance global ao longo do ciclo de vida do ES90.

“Com o conjunto de tecnologias Superset, é possível realizar essas melhorias de forma mais eficiente e implementá-las ainda mais rapidamente através de atualizações remotas em todos os modelos baseados no Superset”, adianat a Volvo em comunicado.

O ES90 apresenta-se ainda com a tecnologia Safe Space, que inclui um LiDAR, cinco radares, sete câmaras e doze sensores ultrassónicos, bem como com um sistema avançado de compreensão do condutor no interior do automóvel.