A BYD, que vendeu mais de 4,2 milhões de veículos globalmente no ano passado, com mais de 90% de vendas na China, lançou esta segunda-feira na Europa a sua marca premium, Denza, reforçando assim a estratégia de expansão no Velho Continente.

Apesar de a Denza ter representado cerca de 3% das vendas totais da BYD na China em 2024, a chegada à Europa é vista como um passo importante da marca chinesa para a sua estratégia de crescimento no Velho Continente, ao mesmo tempo que pretende rivalizar com marcas como a Audi, BMW e Mercedes.

Alfredo Altavilla, consultor especial da BYD para a Europa, revelou que a Denza faz a sua estreia nos mercados europeus com carrinha desportiva Z9 GT, um veículo 100% elétrico com cerca de 1.000 cv de potência que vai estar disponível no final de 2025. Já para 2026 é esperada a chegada ao mercado europeu de uma versão híbrida.

A empresa que está presente na Semana de Design de Milão, em Itália, que decorre de 8 a 13 de abril, não revelou detalhes específicos sobre os preços, do Denza Z9 GT, mas já se sabe que o modelo tem por base a plataforma e-Platform 3.0 Evo e está equipado com três motores elétricos, que produzem uma potência combinada de 965 cv e 1355 Nm de binário máximo. Esta configuração apresenta um motor de 308 cv na dianteira e dois motores de 322 cv na parte traseira, que são alimentados por baterias LFP Blade.

A capacidade da bateria é de 100,1 kWh, o que segundo a Denza promete uma autonomia de até 630 km no ciclo CLTC chinês, e está disponível em dois níveis de acabamento, Pro e Max. A marca anuncia que esta versão 100% elétrica do Z9 GT é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

No habitáculo deste novo modelo da Denza destacam-se os cinco ecrãs: uma para o painel de instrumentos, outro de maiores dimensões para o sistema de infoentretenimento, um terceiro para o passageiro do banco dianteiro e mais dois ecrãs colocados nos painéis das portas e que mostram as imagens das câmaras opcionais, que substituem os tradicionais espelhos retrovisores exteriores.

Além disso, no Denza Z9 GT o banco do passageiro dianteiro está equipado com um modo ‘gravidade zero’ que proporciona apoio para as pernas.

Os modelos Denza serão construídos e exportados da China, enquanto a BYD está a trabalhar para iniciar a produção na sua primeira fábrica europeia, na Hungria, em outubro.