A Citroën revelou o novo C5 Aircross, que evolui a partir da nova plataforma STLA Medium, mas que se mantém fiel ao seu design, mas que surge com novos recursos tecnológicos e traz uma versão totalmente elétrica.

A segunda geração do SUV da marca francesa mantem a silhueta quadrada do modelo antecessor, reforçando, no entanto, a aerodinâmica, numa tentativa de aumentar a eficiência.

A silhueta baseia-se em vias mais largas com laterais pronunciadas que lhe conferem uma postura confiante na estrada. A secção dianteira exprime força e fluidez. O novo logótipo Citroën é orgulhosamente exibido no seu centro, a que se junta uma nova assinatura luminosa de três pontos com segmentos horizontais particularmente esguios que sublinham a elegância da frente e reforçam a expressão de largura do automóvel.

Outro elemento de distinção e de atenção ao pormenor são as estrias moldadas no para-choques, que animam uma superfície plana e remetem para o motivo chevron da grelha do radiador. Na sua versão elétrica, a secção dianteira é completamente fechada para otimizar a eficiência aerodinâmica.

Já a traseira destaca-se por um portão traseiro muito vertical, concebido para aumentar o espaço da bagageira. Desta forma, o novo C5 Aircross apresenta-se com 4,65 metros de comprimento, mais 150 mm que o seu antecessor, e uma distância entre eixos de 2,78 metros, mais 60 mm, sendo este aumento quase todo dedicado às pernas dos passageiros traseiros para proporcionar um espaço excecional, criando desta forma mais espaço para os passageiros da segunda fila de bancos. Desta forma a Citroën aproveitou o maior espaço interior para criar o que diz ser o “C-Zen Lounge”, que permite aos “passageiros ficarem sentados como se estivessem em uma sala de estar”.

Para criar um ambiente de sala de estar, o habitáculo destaca-se pela utilização é um painel de bordo arejado, longo e horizontal, concebido como uma peça de mobiliário de sala de estar. A parte inferior do painel de bordo é revestida por um tecido de espuma de alta qualidade que se estende aos painéis das portas e aos bancos, criando uma atmosfera homogénea e agradável, como um verdadeiro casulo! Está disponível uma seleção de cores claras ou escuras.

A atmosfera calorosa do habitáculo é reforçada pela iluminação ambiente alargada, que oferece uma escolha de oito cores diferentes, mais uma vez uma novidade para a Citroën. Nota ainda para a fina consola central flutuante que conta com um ecrã vertical do sistema de infoentretenimento, perfeitamente combinada com uma fila de botões físicos colocados por baixo.

A Citroën não revelou as dimensões do ecrã, mas afirmou que se trata de “o maior ecrã sensível ao toque e de alta-definição já oferecido por uma marca da Stellantis”.

Para além disso, destaque para o painel de instrumentos de 10’’ de série com função “mirror screen”, a que se junta um assistente de voz “Hello Citroën” que permite controlar algumas das funções do novo C5 Aircross, bem como bancos Advanced Comfort com maior reforço na zona lombar e na zona superior, com o objetivo de “encaixar” melhor os ocupantes.

Os passageiros atrás também beneficiam de todas as qualidades do Citroën Advanced Comfort, incluindo um banco corrido e encostos equipados com espuma de alta qualidade. Os encostos podem ser reclinados entre 21° e 33° para uma postura ideal, designadamente em viagens longas. Nos níveis de equipamento superiores, os bancos traseiros são aquecidos.

Nota ainda para um compartimento de armazenamento com dois porta-copos, espaços de arrumação para pequenos objetos no apoio de braço central e nos compartimentos das portas, a que se junta uma bagageira com 651 litros de capacidade, que podem chegar aos 1668 litros com os bancos traseiros rebatidos. Além disso, a versão 100% elétrica beneficia ainda de um “frunk” com 75 litros de capacidade de armazenamento adicionais.

O e-C5 Aircross estreia uma variante totalmente elétrica disponível em duas versões. A versão Standard Range produz 210 cv com uma bateria de 73 kWh, e que anuncia uma autonomia de até 520 km.

Já a versão Extended Range produz 230 cv de potência e conta com uma bateria de 97 kWh, que permite oferecer uma autonomia anunciada de até 680 km.

Além disso, o C5 Aircross conta ainda com duas versões híbridas, o Hybrid 145, a versão de entrada, que combina um motor turbo de 1,2 litro e três cilindros que gera 136 cv, com um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes de 12 cv (9 kW – pico de 28 cv / 21 kW) alimentado por uma bateria de 0,9 kWh situada sob o banco do condutor. O motor elétrico está diretamente integrado na nova caixa automática de dupla embraiagem eDCS de 6 velocidades.

Por seu lado, a versão Híbrida Plug-in do C5 Aircross, combina um motor turbo de 1,6 litros e 4 cilindros de 150 cv com um motor elétrico de 125 cv, alimentado por uma bateria de 21 kWh situada sob o piso no centro do veículo, o que permite uma potência combinada de 195 cv. O motor elétrico está integrado na nova caixa automática de dupla embraiagem eDCS de 7 velocidades e permite uma autonomia elétrica de 100 km em cidade.

O novo C5 Aircross estará à venda nos principais mercados europeus, incluindo Portugal, no segundo semestre de 2025.