
A freguesia do Jardim da Serra, no concelho de Câmara de Lobos, conta com uma nova sala de creche, instalada na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar. A iniciativa municipal com o objectivo de responder à crescente procura por oferta na área da educação infantil corresponde a um investimento de 8.818,26 euros.
A presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Sónia Pereira, visitou esta quarta-feira, 16 de Julho, a nova valência, que surgiu da necessidade identificada pela escola e validada pelo Conselho Escolar, na sequência de um relatório de autoavaliação, que indicava a perda de alunos e a falta de oferta local na área da educação infantil. Após levantamento que identificou 22 crianças potencialmente abrangidas, a Câmara Municipal assegurou a adaptação do espaço, bem como a aquisição de equipamentos-base e materiais didáticos.
Durante uma visita ao espaço, Sónia Pereira, destacou a importância de adaptar as respostas educativas às dinâmicas populacionais locais, referindo que o crescimento do número de crianças em idade pré-escolar na freguesia constitui “um sinal positivo”.
Num momento em que a quebra da natalidade força muitas escolas a encerrar salas, é especialmente encorajador verificar que, numa freguesia com características de ruralidade como o Jardim da Serra, o número de crianças em idade pré-escolar está a crescer. Um sinal positivo que nos obriga a agir com rapidez e responsabilidade, garantindo que a escola dispõe dos meios necessários para acolher todas as crianças e assegurar uma resposta educativa de qualidade, perto de casa. Sónia Pereira
A nova sala de creche junta-se a outros projectos educativos já apoiados pela autarquia na freguesia, nomeadamente à sala multissensorial na mesma escola e ao reforço de equipamento durante o ano de 2024. Em outras áreas do concelho, a autarquia tem também investido na criação de salas semelhantes e no apoio a programas educativos destinados a alunos com necessidades específicas, como o Projeto AGIR.
Segundo dados divulgados pela Câmara Municipal, o investimento directo em projectos educativos diferenciados ultrapassa os 15 mil euros nos últimos anos, sem contar com os apoios regulares à manutenção das infra-estruturas escolares e programas sociais direccionados às famílias.
"A consolidação de uma rede educativa qualificada, capaz de responder de forma integrada às necessidades das nossas crianças e das suas famílias, foi desde sempre uma prioridade estratégica deste executivo", destacou Sónia Pereira.