A cidade de Berlim vai acolher, entre os dias 24 e 26 de Julho, uma iniciativa promocional do Bordado da Madeira, graças a uma acção concertada entre o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira e a marca 'Bailha'. Esta resulta de uma parceria com a 'White Label Project,' plataforma internacional, com sede em Berlim.

Esta iniciativa conta com uma loja 'pop-up', que se insere na loja WLP Store, no bairro criativo de Mitte. Estarão disponíveis artigos como camisas, t-shirts e totebags da marca Bailha. Haverá ainda um workshop de Bordado da Madeira com a Bordadeira de Casa, Dorina Silva, por forma a que os participantes possam bordar a sua própria totebag em algodão orgânico. Estarão ainda em exposição peças do acervo do IVBAM. O objectivo é mostrar a versatilidade do Bordado da Madeira, aplicado à roupa de cama, do banho e decoração.

"Esta acção tem como objectivo promover a Arte do Bordado da Madeira, contrapondo o estilo tradicional a um design contemporâneo, através de um projeccto que representa a aposta neste novo olhar sobre o Bordado da Madeira", explica nota à imprensa.

No âmbito desta ação, o IVBAM promoverá também o Vinho da Madeira, através de uma degustação.

O projecto 'Bailha' foi fundado em 2021 por David Oliveira e é uma marca de moda cultural e activista, que tem como missão proteger e reinventar a tradição do Bordado da Madeira, colocando no centro da sua acção as artesãs, a sustentabilidade e o poder das suas histórias.