Regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas levaram as marcas a colocar um ponto final em vários motores de alto desempenho ao longo dos anos. Contudo nem todas as marcas vão colocar um ponto final nas motorizações mais “espigadas”.

É o caso da BMW M, que já fez saber que vai manter os motores de seis cilindros em linha e V8 com a norma Euro 7. O CEO da CEO da divisão desportiva da marca germânica, Frank van Meel, anunciou ao britânico Autocar que “o principal desafio não foi produzir um motor compatível com a norma Euro 7, mas sim manter a sua performance”.

O responsável da BMW M garantiu que os atuais motores turbos de seis cilindros em linha e V8 da marca são seguros, o que significa que não haverá redução de potência e, definitivamente, nenhuma redução do seu tamanho. “Eu não conseguia imaginar colocar um motor de quatro cilindros num M5”, disse e Frank van Meel.

Recorde-se que as normas Euro 7 entram em vigor em novembro de 2026, após terem sido adiadas este ano, e embora as novas regulamentações sejam menos severas do que aquelas que inicialmente foram, representam um desafio para os construtores automóveis. Embora o nível permitido de gases de escape nocivos permaneça inalterado em relação à Euro 6, os automóveis devem atender aos requisitos numa gama mais ampla de situações, uma atualização projetada para refletir a melhor utilização no mundo real.