O Grupo BMW aproveitou a presença no Consumer Electronics Show (CES) 2025, em Las Vegas, nos EUA, para dar a conhecer a versão mais recente do novo BMW iDrive, que juntamente com Panoramic Vision e o sistema operativo BMW X, prometem mudar radicalmente a forma como os condutores interagem com os seus veículos.
Definido para se tornar uma “parte integrante” de todos os futuros modelos da marca germânica, a mais recente versão do iDrive tem quatro componentes principais. O mais proeminente é o sistema de infoentretenimento de formato distinto, que apresenta tecnologia de retroiluminação de matriz. A BMW disse que o sistema tem uma estrutura de menu atualizada, e é “fácil e altamente intuitivo” de operar.
Acima disso está o novo sistema BMW Panoramic Vision, que é um elegante ecrã colocado sobre o tablier de pilar a pilar, que atua como um heads-up display. Dividido em três seções, este ecrã apresenta-se à frente do condutor como painel de instrumentos digital.
Já as outras duas secções podem ser personalizadas com widgets que podem ser deslizados para o visor Panoramic Vision a partir do sistema de infoentretenimento. Este último pode reunir até seis widgets que os utilizadores podem organizar e personalizar.
Há ainda um Head-Up Display 3D opcional, que segundo a BMW pode mostrar informações de navegação e de condução no campo de visão do condutor. A marca germânica revelou ainda que o conteúdo do BMW Panoramic Vision e do D Head-Up Display é apresentado de maneira coordenada.
Para além disso, o novo volante multifuncional, substitui o até agora botão da consola central, e que permite como o controle físico de botões de acesso às funções e que têm uma superfície em relevo bem perfilada, o que os torna extremamente fáceis de localizar e permite que o condutor os pressione sem necessidade de desviar ao olhar da estrada.
Já o novo BMW Operating System X é anunciado pela marca como uma evolução do sistema atual e é mais uma vez baseado no Android. Entre as suas vantagens a BMW aponta a “maior capacidade de atualização e upgrade”, bem como interação perfeita entre os vários displays.
Para além disso, o novo sistema operativo permite uma maior personalização, que inclui a capacidade de carregar fotografias para uso como fundos no sistema de infoentretenimento.
Nota ainda para as capacidades do Assistente Pessoal Inteligente da BMW que estão a ser constantemente aprimoradas e que com o novo sistema operativo prometem ser levadas a um novo nível totalmente novo para a Neue Klasse por meio da integração de Large Language Models (LLM). O uso desta tecnologia será inicialmente focado na navegação, permitindo que o condutor faça uso de uma linguagem mais natural. Como por exemplo, a BMW disse que os utilizadores poderiam solicitar ao assistente de voz algo como. “Leve-me a uma estação de carregamento, que fica perto de uma loja de alimentos”.
Desta forma a BMW garante que o novo sistema operacional fornece uma base de software inteligente, garantindo uma ampla margem para personalização e uma ampla gama de recursos digitais.
“Um quarto de século de trabalho pioneiro e liderança tecnológica em conceitos operacionais foi canalizado para o novo BMW Panoramic iDrive”, disse Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelo Desenvolvimento. “As bases são fornecidas pelo novo BMW Operating System X. Com este avanço, estamos a dar a um dos melhores e mais abrangentes sistemas de infoentretenimento do mundo ainda mais capacidade e mais uma vez definindo o padrão da indústria em interação multimodal. Começando com o primeiro modelo Neue Klasse produzido em série no final deste ano, o novo BMW Panoramic iDrive será parte integrante de todos os futuros modelos BMW.”, assegurou o responsável pela BMW.