Um avião da companhia aérea SATA, proveniente de Ponta Delgada, nos Açores, aterrou este sábado de emergência no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, devido a uma ameaça de bomba.

O voo S4 504 partiu de Ponta Delgada e tinha como destino Bilbau, em Espanha.

"O comandante acionou o protocolo de segurança e divergiu o voo para o aeroporto de Lisboa, tendo este aterrado em segurança, cerca das 12:00 (locais)", indicou a SATA, num comunicado divulgado pelas 14:40.

(Arquivo)
(Arquivo) SIC Notícias

Como previsto no protocolo de segurança, "a aeronave foi encaminhada para uma zona isolada e segura" no aeroporto de Lisboa, por forma a poder ser realizado o desembarque de passageiros e tripulantes de forma tranquila e segura.

Os passageiros foram retirados do aparelho para que este fosse inspecionado pelas autoridades, que entretanto descartaram a presença de engenhos explosivos no interior da aeronave, confirmaram à SIC fontes da polícia e do aeroporto.

Dezenas de operacionais e viaturas dos bombeiros de Lisboa foram mobilizados para o Aeroporto Humberto Delgado.

Bildagentur-online/Universal Images Group via Getty Images

Durante os procedimentos, o aeroporto suspendeu todas as chegadas e partidas e emitiu o alerta vermelho, o mais grave de todos.

O alerta foi entretanto reduzido para laranja e o aeroporto retomou a atividade normal.

Autoridades detêm um suspeito

Uma pessoa foi detida depois da ameaça a bordo do voo, que, segundo as autoridades, terá surgido numa brincadeira entre amigos. O suspeito deverá passar o fim de semana detido, enquanto aguarda para ser ouvido na segunda-feira, pelo juiz, para conhecer as medidas de coação.

As autoridades continuam a investigar o caso e a proceder às diligências necessárias para apurar as circunstâncias da ameaça simulada.

[Artigo atualizado às 19:21 horas]