O partido REAGIR INCLUIR RECICLAR – Madeira reafirma sua convicção de que "a educação é a chave para transformar vidas e construir um futuro mais promissor para todos".

"Defendemos uma escola que não apenas prepare os jovens para o mercado de trabalho, mas que também os inspire a serem cidadãos conscientes, capazes de liderar mudanças e de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e sustentável", refere Liana Reis em comunicado.

"Neste contexto, apelamos ao Governo Central para reforçar o apoio à Universidade da Madeira, uma instituição vital para o desenvolvimento económico, social e cultural da nossa Região", acrescenta.

De acordo com o partido, "investir na Universidade da Madeira é essencial para cultivar talentos e motivar as novas gerações de madeirenses e portosantenses a permanecerem e prosperarem na sua terra natal; fomentar a investigação e a inovação em domínios estratégicos como o turismo, as tecnologias digitais, as energias renováveis, a economia azul, a biotecnologia, a saúde e as ciências do mar, posicionando a Universidade da Madeira como um motor de conhecimento e progresso, essencial para a construção de uma economia regional mais sustentável, competitiva e preparada para os desafios globais; expandir e diversificar a oferta formativa, adaptando-a às exigências do mundo contemporâneo, promovendo cursos inovadores e interdisciplinares que preparem os jovens para os desafios do mercado global e reforcem a ligação entre a academia, a sociedade e as empresas e requalificar e modernizar as infraestruturas, investindo em equipamentos de ponta e criando ambientes de aprendizagem mais atrativos e funcionais, além de promover a internacionalização através de parcerias estratégicas, programas de intercâmbio e projectos de investigação conjuntos, elevando a Universidade da Madeira como referência académica a nível nacional e internacional".

Diz ainda que "o reforço da Universidade da Madeira é uma causa que transcende ideologias".

Trata-se de garantir às novas gerações o direito a sonhar e a concretizar projetos de vida aqui, na sua terra. Trata-se de afirmar a Madeira como exemplo de inovação, conhecimento e desenvolvimento sustentável no contexto nacional e europeu". Liana Reis

O RIR reitera "o seu compromisso inabalável com a defesa da educação, da inovação e da valorização do talento madeirense".

"Continuaremos a trabalhar com determinação para construir uma Madeira mais inclusiva, inovadora e preparada para os desafios do futuro", concluiu.