Artigo de opinião de J. Margalho Carrilho, coordenador fundador da Pós-Graduação em Medicina Social na Universidade Católica Portuguesa com o apoio científico da EUMASS.
Vai realizar-se nos dias 1 e 2 de fevereiro, em Lisboa, a 1.ª edição do “Allergy & Respiratory Summit 2024”, um evento híbrido, organizado por especialistas de Medicina Geral e Familiar e Imunoalergologia.
No âmbito da campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção”, a Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai realizar várias sessões de esclarecimento sobre a doença renal crónica em Leiria, com o objetivo de consciencializar os alunos para a prevenção desta doença.
Isabel Marques, de 53 anos, é portadora de lúpus há 19. Neste texto de opinião fala da impacto do diagnóstico de uma doença autoimune e da aceitação que deve ser feita de modo a viver com a doença.
Em entrevista, Manuel Carrageta lembra o papel pioneiro de umas jornadas que marcaram desde logo a diferença pela interligação entre a Cardiologia e a MGF. O cardiologista faz ainda um balanço da evolução terapêutica na área da hipertensão e diabetes e realça a importância dos estilos de vida saud
Duas crianças portuguesas com 4 e 6 anos viajaram com as respetivas famílias para a Roménia em junho, para participarem no ensaio clínico CORDUS, que pretendia avaliar a eficácia do tratamento com células estaminais do sangue do cordão umbilical autólogo (colhido do próprio aquando do nascimento). S
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM), denunciou esta quarta-feira, em comunicado, que o Ministério da Saúde está a construir uma “ficção administrativa que gera um apagão que camufla a falta de médicos de família e representa sobrecarga de trabalho”.
A Sociedade Portuguesa de Oncologia lançou o novo projeto PORT – Portuguese Oncology Reality, uma iniciativa de investigação na área da Oncologia que teve como principal intuito reunir os clínicos de Oncologia Médica e Radioncologia a exercer atualmente no país.
Isabel Saraiva, vice-presidente da Associação Respira, morreu aos 74 anos. A nota do falecimento foi avançada pela Plataforma Saúde Em Diálogo, da qual era presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Artigo de opinião de Filipa Lemos, Médica Licenciada pela Escola de Medicina da Universidade do Minho e Interna de formação geral no CHULC, e de Joana Ferreira, Assistente Hospitalar Graduada em Angiologia e Cirurgia Vascular no CHUSJ.
Em entrevista ao SaúdeOnline, Maria José Rebocho, Cardiologista no Hospital de Santa Cruz, fala sobre a relação entre a diabetes a e insuficiência cardíaca, sendo esta segunda uma patrologia presente em mais de 700 mil portugueses com idades acima dos 50 anos.
Com eleições no dia 24 de fevereiro, o farmacêutico Duarte Santos candidatou-se à direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF). Segundo comunicado divulgado, o candidato pretende "unir a ANF, tornando-a mais próxima dos seus associados e orientada para servir as farmácias".
Num comunicado enviado, a FNAM esclarece que os médicos que pretendam recusar o regime de dedicação plena terão de entregar as minutas de oposição, disponíveis no site da federação, até domingo, dia 7 de janeiro.
Artigo de opinião de Pedro Ferreira Lopes, Médico Dentista na Prime Dental Clinic, sobre o modo como o açúcar prejudica a saúde oral e a forma como podemos diminuir os seus efeitos.
Artigo de opinião de Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética, relativamente às vantagens de realizar procedimentos estéticos durante a época do inverno.
Algumas das consequências da prática desportiva intensa nas mulheres são um baixo nível de estrogénio ou variações súbitas de peso que podem levar a níveis muito baixos de gordura, muitas vezes acompanhados de stress e ansiedade gerados pelo desporto de alta competição.
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) foi o primeiro a nível nacional a introduzir no SNS a tecnologia QFR, capaz de realizar procedimentos de cateterismo cardíaco com a ajuda de algoritmos de inteligência artificial, o que permite reduzir os riscos para os pacientes.
Decretado pelo Governo, o regime de dedicação plena começou a produzir efeitos no passado dia 1 de janeiro, e prevê o acréscimo de um suplemento de 25% na remuneração base dos médicos, pago mensalmente.